sábado, 25 de fevereiro de 2012

Sobre a Limpeza das Lentes.


A limpeza é certamente um item que requer cuidados especiais! Um músico antes mesmo de aprender a tocar,  aprende como cuidar do seu instrumento, e esses cuidados passam pela limpeza. As pessoas em geral cuidam da limpeza, a começar pela sua própria higiene pessoal limpando-se também por razões  estéticas, e de saúde. Nada mais natural que em se tratando das lentes fotográficas, por razões funcionais já que da sua limpeza dependem "fotografias limpas", e por razões financeiras já que as lentes são os itens mais caros e frágeis da câmera, convém limpá-las bem, quando necessário,  e fazê-lo corretamente.

Na aula sobre objetivas, anotei as seguintes recomendações sobre a limpeza das lentes:

"Deve-se limpar as lentes com camurça vegetal, pincel de pelo de camelo e papel de fibra longa. Nada de algodão, papel YES, etc NADA DISSO. 

O por quê:
É que podem haver microscópicas fissuras no cristal (afinal trabalhamos com as objetivas em diferentes temperaturas) e o algodão tem microfibras que podem "enganchar" nessas fissuras tornando-se "ninhos para fungos".

Já os filtros, eles não têm esmalte. É só cristal. Nesse caso podemos até lavar.

Os kits de limpeza para lentes, vêm com camurça super sedosa e de fibras longas."

Ao final do site sobre "Como as Lentes são Construídas", o qual nos foi enviado pelo Giovanni, postagem anterior, há um link para um site que trata desse assunto.


Para informações adicionais "Sobre a Limpeza das Lentes" cliquem aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.