"Uma quarta no Parque."
As recomendações básicas foram usar a câmera nos modos M e S, e exercitar tirando fotos de objetos móveis, buscando registrá-los em três diferentes condições:
1. Borrando a imagem.
2. Congelando-a.
3. Aplicando a técnica do Panning (ou Panorâmica).
De acordo com as orientações prévias em sala de aula:
Buscar usar um ISO mais baixo se quero velocidades mais lentas, e aumentar o ISO se necessário, para assim poder aumentar a velocidade.
Vim sabendo que a velocidade 1/125, congela o movimento de alguém andando normalmente.
Usando 1/20, e considerando que estamos fotografando alguém pulando, como fizemos na sala de aula, poderá ou não borrar. Para borrar, precisaríamos clicar com o objeto da foto em movimento. Isto é, na subida ou na descida. Se o clique ocorrer naquele instante em que ela pára porque parou de subir e agora vai começar a descer, a foto vai sair congelada.
Já a velocidade 1/8 é baixa o suficiente para borrar qualquer pequeno movimento.
De um modo geral, o que exercitei consistiu no seguinte:
Defini o ISO 100, e usei a câmera no modo S (Speed - velocidade).
Somente uma vez alterei o ISO para 400, quando ao tentar aumentar a velocidade com o ISO 100, não foi possível.
A menor velocidade que consegui com o ISO 100, foi da ordem de 1/10, e dependendo da luz, havia momentos em que obtinha apenas 1/20 ou 1/25. As aberturas focais, nesses casos, variaram de f36 a f13.
F36 1/20 ISO 100 36 mm
O balanço vermelho em movimento não congelou.
O clique foi no momento em que ele estava parado, ou quase parado.
Movimento do balanço lento!
F35 1/25 ISO 100 66 mm
Nesta foto o balanço vermelho quase desapareceu.
Desapareceu, deixando vestígios.
A velocidade do obturador diminuiu um pouco com relação a foto anterior.
Além disso deve a velocidade do balanço ter aumentado em relação a foto anterior.
Idênticas condições quanto ao ajuste da câmera, que na foto anterior:
F 35 1/25 ISO 100 66 mm
E finalmente com: F 36 1/20 ISO 100 66 mm
f 10 1/250 ISO 400 40 mm
Talvez deixando o ISO em 100 e mesmo com uma velocidade menor, também congelasse.
Quanto maior a velocidade porém, é maior a garantia do congelamento.
Para que o sensor ficasse mais sensível e eu pudesse usar uma velocidade maior,
aumentei o ISO para 400 e usei a velocidade 1/250.
(Na foto, Tércio)
F32 1/10 ISO 100 90 mm
Tentei um bocado, inicialmente, conseguir o Panning.
Essa foi talvez a primeira na qual consegui o pretendido.
Não tão boa, mas ficou mais perto do que deveriam ser,
as que não escolhi.
F 36 1/10 ISO 100 105 mm
O movimento da perna de Giovanni aparece borrada,
quase desapareceu, à velocidade 1/10.
Como era esperado.
F8 1/250 ISO 100 105 mm
Pois é! Agora estou com 1/250 e ISO 100.
O mesmo movimento da perna congelou
a essa velocidade 1/250.
Lá vai Felipe, e agora temos: F16 1/40 ISO 100 66mm
A velocidade está maior em relação ao Panning anterior.
Importa sincronizar o movimento da máquina com o movimento do objeto móvel.
Para aumentar o número de sucessos requer praticar bastante.
F 3.6 1/30 ISO 100 30 mm
Claudia fazia movimentos de rotação do corpo.
O resultado mostra que a velocidade 1/30 se não borrou a foto,
mas foi suficiente para fazer perder a nitidez!
F13 1/8 ISO 100 30 mm
Agora sim! O movimento é o mesmo da foto anterior.
A velocidade porém, passou de 1/30 para 1/8.
Este aumento do tempo de exposição, borrou o movimento.
F 6.3 1/60 ISO 100 50 mm
No momento do clique, somente os pés de Pamela
se movimentavam de modo a borrarem a foto.
F 22 1/20 ISO 100 22mm
Esta foto está mais próxima do que caracteriza o Panning.
Objeto móvel parado, e o fundo borrado.
F 25 1/25 ISO 100 22 mm
A minha tentativa foi de um Panning no Beetle.
A bicicleta, que estava a uma velocidade menor que o carro,
aparece borrada.
F22 1/25 ISO 1000 42 mm
As motos são mesmo um desafio, em todos os sentidos.
Mesmos ajustes da foto anterior: F22 1/25 ISO 100 42 mm
F25 1/25 ISO 100 105 mm
F5 1/200 ISO 100 40 mm
F4.5 1/200 ISO 100 40 mm
F 4.5 1/200 ISO 100 40 mm
Rita começando a movimentar o pé: F14 1/15 ISO 100 50 mm
Já foi o suficiente para borrar.
F14 1/15 ISO 100 50 mm
Ao aumentar a velocidade do movimento,
a perna e o pé chegam ao ponto de desaparecerem.
F 22 1/20 ISO 100 50 mm
Tentativa de Panning.
F 22 1/25 ISO 100 50 mm
Tentativa de Panning.
F 13 1/25 ISO 100 75 mm
Tentativa de Panning.
F18 1/25 ISO 100 105 mm
Conheço o caminhante à direita!
O omnibus ao fundo aparece congelado,
porque está parado ou quase parado!
Os andantes estão menos congelados que o coletivo,
porque estão ligeiramente mais rápidos que ele,
mas não o suficiente para aparecerem melhor na foto.
Isto é, andando de verdade, e borrados.
F18 1/25 ISO 1000 105 mm
O Panning foi o tipo de foto no qual eu mais insisti.
F16 1/25 ISO 100 105 mm
Das minhas tentativas de Panning, acho que essa foi a
foto na qual alcancei o melhor resultado.
F 4.2 1/125 ISO 100 30mm
Aline aqui, inicia uma sequencia de saltos, que eu registrei com
essa velocidade, a qual poderia ter aumentado para 1/250.
Ainda assim, congelou!
Escolhi o modo CH em lugar do S (Single) para fazer 5 deisparos em 1 seg.
Pronto.
As fotos a seguir, foram feitas fora do objetivo do dia, mas dentro do espírito de estimular a prática.
F20 1/20 ISO 400 18 mm
Segurei bem a câmera, até parei de respirar na hora do clique.
Eu pensava que com essa velocidade,
só podia bater a foto, usando um tripé!
Não é.
F6.3 1/125 ISO 100 105 mm
Botelho e Felipe.
F 6.3 1/30 ISO 100 52 mm
Achei essa foto legal!
Mas a velocidade, usei muito baixa.
Estavam todos tão estáticos,
que nada borrou.
F 6.3 1/30 ISO 100 52 mm
...bastou que Sangela movesse a mão, e
nela apareceu o indício desse movimento.
F 4.8 1/60 ISO 400 48 mm
Eu quis equilibar a luminosidade dentro e fora,
focando primeiro na parte mais escura,
segurando o meio clique,
e então reposicionando para bater.
Mas não deu muito certo!
F6.3 1/640 ISO 400 105 mm
Aqui fora, eu deveria ter retornado o ISO para 100.
Mas a densidade da foto, agora eu sei,
não mudaria se eu mantivesse a "Combinação Verdade".
Até parece que eu entendo do troço! :-)))
F 5.6 1/400 ISO 400 105 mm
F 5.3 1/320 ISO 400 80 mm
F14 1/20 ISO 100 98 mm
Teria ficado muito boa se eu fosse um fotógrafo.
Vê-se logo, a câmera estava mal ajustada.
Eu teria que ter chegado mais perto, etc...
F 9 1/125 ISO 400 70 mm
Katarine e Edmilson.
No modo Scene: F 5.6 1/60 ISO 100 52 mm
Idem.
Modo Scene: F8 1/125 ISO 125 105
Estou entendendo que como o modo Scene é automático,
ele ajusta o ISO automático, dependendo da forma como
a câmera está ajustada.
F6.3 1/100 ISO 100 105 mm
Pretendia que a flor amarela tivesse saído mais nítida.
F 5.3 1/80 ISO 100 80 mm
Rita e João José.
F5.3 1/50 ISO 100 80 mm
O fundo das fotos (desta e da anterior) até que desfocou, e sei que isso é bom.
Mas aquele carro preto lá atrás, não era para estar ali.
Eu deveria ter visto isso antes de bater, para ter feito a foto em
outra posição.
Mas, é errando bem muito que a gente aprende!
Eu penso que em retratos assim, se eu tivesse usado uma abertura do
diafragma maior, teria sido melhor!
Não?
Foi bom!
Por hoje é só.
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