terça-feira, 3 de abril de 2012

MGF - Aula 32




Revisão da aula de hoje, 03/04/2012:

1- " Ações..."
      - Redimensionar para a "Internet".

2- Fluxo de Trabalho... (Work).
        - Camada de Ajuste.
        - Tratamento de Imagem.

...e mais os dois itens seguintes...


Assuntos do Dia:

1- Editor de Caracteres...
   -  Textos  e Assinaturas.
   - Atributos (Efeitos).
   - Ação (Action) Pará Assinatura.

2- "Nitidez Macia" com Camadas...

3- "Brilho DosOlhos".

4- "Pele Macia" com Camadas.

Inicio da Revisão:

"Vai ser longa, e ligeira. Quem já tiver entendido, concluir o exercício para avaliação."

Reconfiguração do Photoshop.

Além das pastas já existentes, foram criadas mais algumas para serem utilizadas apenas na revisão.

Dentro da pasta "Teste 72 300 " foi criada a pasta  'Red Internet".

Na pasta "300 Adobe". Está tudo organizadozinho. Aqui estão os resultados  do que fizemos na aula anterior.

Fazer agora, a redução para o  Facebook.

"Usar CTRL + Scroll para aumentar a figura."

Configurou o Photoshop  para exibir medidas em cm e pol.

Criou o espaço fotografia.

Em camadas, aumentou em opções de tamanho o tamanho das figuras (que aparecem em Navegador).

Relembrou onde está "Ações".

Abriu três imagens JPEG. Da pasta "Adobe 300".

Em nova ação, Redimensionar e gravar. Tudo o que eu fizer agora, vai ser gravado.

Salvou em Redimensionar internet. Isto é, na pasta "Red Internet".

Não deu certo!

Criou então nova pasta Red Internet 2

Não deu certo de novo!


Por algum motivo, não identificado, o Photoshop não reconheceu as pastas acima criadas.

Foi criada uma outra pasta "Nova Pasta" e tentada uma nova rotina. Desta vez OK!


O Quadro salvar para a WEB e dispositivos, já faz tudo. Refere-se ao redimensionamento."

A pasta  usada para  os arquivos, está em "Arquivo Seleção Projeto" pasta "Teste 72 300."

A seqüência é:

Ações, crio a ação, botão a esquerda da lixeira, nomeio e clico em gravar, vou na imagem, e se quero fazer P&B, vou em Imagem/Ajuste/Matiz Saturação, transformo em preto e branco, salvo em Web Dispositivos, termino a ação no botão mais à esquerda. Posição oposta a da lixeira. Salvo na mesma ou em outra pasta.

Agora, seleciono as fotos nas quais quero aplicar a rotina, em todas de uma vez, em lote, e clico lá em ações, no ícone de símbolo Play.

Agora vai fazer um fluxo inteiro.

Escolheu algumas fotos de uma pasta com fotos da "Externa" em Olinda.

Escolheu uma imagem.

Copiou para a pasta "Seleção Vertical".

Examinou nos Metadados para ver como ela é. 

Criou camada 'Retoques' ajeitou o preto e o branco.

Aplicou a pipeta preta e a branca.

Depois usou a camada "Níveis", e depois "Curvas"...

'Tom de pele ajusta-se no vermelho, vermelho é o oposto do Cian."

'O oposto do azul é o amarelo."

Em seguida a terceira camada, a camada de saturação.

Deu uma navegada na foto ampliada para verificação, manchinhas para tirar, exceto sinais que tenham haver com personalidade...

Usou clone (carimbo), dimensionou o pincél, e fez o trabalho.

Quando branco não precisa usar o clarear. Usa o normal.

É em 'Modo" que escolhe-se clarear, etc...

Foi usada a Opacidade  8%.

Foi salva no mesmo lugar de onde veio. Não salva por cima, porque volta PSD.

"Não renomeio, não mudo pasta..."

"A camada de consolidação irá para o lixo, sempre que voltando à foto, quiser novas intervenções. Depois crio nova Master! Como já havia sido dito antes."

A partir da Master começamos a fazer saídas: para Power Point (horizontal) pressuposto para exibição. Como para exibição seriam e-mail e celular.

"Não vou mais mexer na minha Master. Por isso vou inicialmente duplicar."

Depois usamos a ferramenta "Crop".

Sendo para celular, na hora de "Cropar" contempla-se a regra dos terços, e ficará uma imagem na tela, bem pequena. Esta é a hora de decisões fotográfica!

Notou que a foto era Adobe, em tempo transformou para sRGB.

A apostila do Photoshop do curso, está sendo impressa. Provavelmente estará pronta até amanhã. Mas, ela é apenas sobre o operacional do Photoshop. Não tem essa parte que foi objeto do Módulo, a qual constituiu o nosso  "Fluxo de Trabalho".

...e aí fez uma nova redução. desta vez para o tamanho A5.

E por fim, fez uma 20x25, que é considerada "uma quadrada".

Com um clone "Normal", tirou o reflexo da lente de um óculos. Usou opacidade 72%.
"Um óculos sem reflexo o que é meio esquisito! Pode-se para manter a realidade, deixar algum reflexo. Diminuir o brilho seria mais recomendável." Usou normal mas a opacidade, reduziu para 8%.

Fim da Primeira Parte.

Caracteres:


'Ele Tem efeitos que você adiciona sobre. Como sombras..."

"Mas é similar ao Windows."

Abriu então uma figura, criou uma camada e nomeou 'Caracteres".

Na barra de opções tem uma ferramenta T que é para caractere E à direita no ícone A, janela Caractere e Parágrafo.

Criou camadas T - SENAC, e Madalena.

Atuou no selecionador de cor de texto para mudar a cor.

Para mover, tem a ferramenta Mover.
(A primeira da barra de ferramentas)

Na Ferramenta Mover, em "Controle de Padrões de Refeferência', a ferramenta muda! Dá a condição de "espichar", "Girar" o nome.

Para consolidar as duas camadas em uma, é só usar Mesclar Camadas Visíveis.
Antes, tira os olhinhos das camadas que não serão mescladas.

A camada caractere foi criada só para uma apoio, para debaixo dela ter apenas a Plano de Fundo.

Para fazer uma assinatura, usar letra pequena, escolher os caracteres, tudo isso no quadro de Caractere ( Ícone A).  Com a ferramenta Mover, deslocamos a assinatura sobre a imagem.

Foi mostrado que com CTRL + C e CTRL + V, copiamos novas imagens, nas quais estarão inscritos os caracteres criados. Pode-se criar uma ação, para automatizar o trabalho.

Para marca d'água, é só dizer par a camada ser menos exibida. Diminui-se a opacidade, tornando a assinatura sutil.

Sobre Atributos:

Escreveu ATRIBUTOS sobre uma foto.

Botou cor.

Criou camada ATRIBUTOS.

Dois cliques sobre a camada e abre uma janela : estilo de camada.
Cada item trás possibilidade de acréscimos.

Em Estilos, Opções de Mesclagem: Padrão

Escolhe-se cada item, e para ele aparecem controles associados.

"É possível passar horas, explorando os recursos aqui existentes."

Mostrou Sobreposição de Padrão, 'um recurso meio diferente."

Os atributos criam diferenciais interessantes.

Não se preserva o que fez, simplesmente copiando.
Fez CTRL + C e CTRL + V e vê-se que não dá certo.

É preciso consolidar! Criar uma nova camada, e nela mesclar os atributos.
Faz-se pelo mesmo caminho.

Temos que consolidar os atributos que estão no meu algoritmo.

Posso, e isso é que é bom, ter uma página, onde reuno a consolidação de vários diferentes conjuntos de atributos. Diferentes assinaturas. Escolho delas a que quero usar.

A Ferramenta texto (A), foi então usada para fazer uma assinatura.

Consolidou  a palavra Atributos, com a assinatura. 'Agora, depois de mesclar as camadas, depois de copiar e controlar, ele vai!"

Como sempre que faço manualmente o CTRL +  C e CTRL + V, vai para o centro, se quero posicioná-lo em um local específico, devo criar uma ação.

Vamos fazer uma ação de colocar essa palavra Atributos junto com a assinatura, em todos os arquivos de uma pasta. Uma ação para execução em lote.

'Esse é o caminho recomendado. Começar a ação já com a assinatura escolhida. Inicio a ação já com a assinatura aplicada."

Fazer Assim:

Começa criando a ação assinatura - Gravar.

Na foto copiou a assinatura, moveu a assinatura do meio para onde quis, e salvou na pasta assinatura.

Encerrou a gravação.

Testou em três imagens.

Se tenho uma folha de assinaturas, escolho a que quero, e assim torna-se simples de fazer.

Ao consolidar tudo estou transformando tudo em figura.

Em Arquivo  Automatizar Lote, vou na pasta, digo para onde vai, que é para a  pasta assinatura.
Dois endereços: onde tem as fotos, e para onde vão.

Agora, tutoriais de acréscimos. A avaliação acaba com no máximo três Masters, com fotografias assinadas.

Na próxima aula, a última do módulo, itens  3 e 4.


O item 2 será mostrado ainda hoje.

O assunto a partir de agora é considerado acréscimo.

2- "Nitidez Macia" com Camadas...

Foi aberta  uma imagem PDS, duplicou a camada, fez um 'Crop", e aplicou  a nitidez inteligente: Filtro/Tornar Nítido/Aplicação Inteligente de Nitidez.

Na Aplicação Inteligente de Nitidez,  disse para escolher o desfoque de lente.
A Intensidade usada foi  170%.

É visível o aumento de porosidade de pele com a utilização dessa ferramenta.

Além da imagem, foi criada a camada  "Plano de Foco 2", e a camada "Desfoque".

Essa ferramenta mantém  a referência da porosidade, mas o desfoque a reduz.

Outra vez indicou:
Photoshop para Fotógrafos Vol 1 (Esgotado)
Photoshop para Fitógrafos Vol 2 (Ainda sendo vendido)
"Interessantíssimos" - Básico.

Indicação de Site:
Estantevirtual.com.br
Obras em sebos.

Amanhã brilho nos olhos, vinhetas e "outras brincadeiras".



Foi lembrado:
Criar a pasta...
11 - Assinatura


Fim da Penúltima Aula deste Módulo.

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