Revisão da aula de hoje, 03/04/2012:
1- " Ações..."
- Redimensionar para a "Internet".
2- Fluxo de Trabalho... (Work).
- Camada de Ajuste.
- Tratamento de Imagem.
...e mais os dois itens seguintes...
Assuntos do Dia:
1- Editor de Caracteres...
- Textos e Assinaturas.- Atributos (Efeitos).
- Ação (Action) Pará Assinatura.
2- "Nitidez Macia" com Camadas...
3- "Brilho DosOlhos".
4- "Pele Macia" com Camadas.
Inicio da Revisão:
"Vai ser longa, e ligeira. Quem já tiver entendido, concluir o exercício para avaliação."
Reconfiguração do Photoshop.
Além das pastas já existentes, foram criadas mais algumas para serem utilizadas apenas na revisão.
Dentro da pasta "Teste 72 300 " foi criada a pasta 'Red Internet".
Na pasta "300 Adobe". Está tudo organizadozinho. Aqui estão os resultados do que fizemos na aula anterior.
Fazer agora, a redução para o Facebook.
"Usar CTRL + Scroll para aumentar a figura."
Configurou o Photoshop para exibir medidas em cm e pol.
Criou o espaço fotografia.
Em camadas, aumentou em opções de tamanho o tamanho das figuras (que aparecem em Navegador).
Relembrou onde está "Ações".
Abriu três imagens JPEG. Da pasta "Adobe 300".
Em nova ação, Redimensionar e gravar. Tudo o que eu fizer agora, vai ser gravado.
Salvou em Redimensionar internet. Isto é, na pasta "Red Internet".
Não deu certo!
Criou então nova pasta Red Internet 2
Não deu certo de novo!
Por algum motivo, não identificado, o Photoshop não reconheceu as pastas acima criadas.
Foi criada uma outra pasta "Nova Pasta" e tentada uma nova rotina. Desta vez OK!
O Quadro salvar para a WEB e dispositivos, já faz tudo. Refere-se ao redimensionamento."
A pasta usada para os arquivos, está em "Arquivo Seleção Projeto" pasta "Teste 72 300."
A seqüência é:
Ações, crio a ação, botão a esquerda da lixeira, nomeio e clico em gravar, vou na imagem, e se quero fazer P&B, vou em Imagem/Ajuste/Matiz Saturação, transformo em preto e branco, salvo em Web Dispositivos, termino a ação no botão mais à esquerda. Posição oposta a da lixeira. Salvo na mesma ou em outra pasta.
Agora, seleciono as fotos nas quais quero aplicar a rotina, em todas de uma vez, em lote, e clico lá em ações, no ícone de símbolo Play.
Escolheu algumas fotos de uma pasta com fotos da "Externa" em Olinda.
Escolheu uma imagem.
Copiou para a pasta "Seleção Vertical".
Examinou nos Metadados para ver como ela é.
Criou camada 'Retoques' ajeitou o preto e o branco.
Aplicou a pipeta preta e a branca.
Depois usou a camada "Níveis", e depois "Curvas"...
'Tom de pele ajusta-se no vermelho, vermelho é o oposto do Cian."
'O oposto do azul é o amarelo."
Em seguida a terceira camada, a camada de saturação.
Deu uma navegada na foto ampliada para verificação, manchinhas para tirar, exceto sinais que tenham haver com personalidade...
Usou clone (carimbo), dimensionou o pincél, e fez o trabalho.
Quando branco não precisa usar o clarear. Usa o normal.
É em 'Modo" que escolhe-se clarear, etc...
Foi usada a Opacidade 8%.
Foi salva no mesmo lugar de onde veio. Não salva por cima, porque volta PSD.
"Não renomeio, não mudo pasta..."
"A camada de consolidação irá para o lixo, sempre que voltando à foto, quiser novas intervenções. Depois crio nova Master! Como já havia sido dito antes."
A partir da Master começamos a fazer saídas: para Power Point (horizontal) pressuposto para exibição. Como para exibição seriam e-mail e celular.
"Não vou mais mexer na minha Master. Por isso vou inicialmente duplicar."
Depois usamos a ferramenta "Crop".
Sendo para celular, na hora de "Cropar" contempla-se a regra dos terços, e ficará uma imagem na tela, bem pequena. Esta é a hora de decisões fotográfica!
Notou que a foto era Adobe, em tempo transformou para sRGB.
A apostila do Photoshop do curso, está sendo impressa. Provavelmente estará pronta até amanhã. Mas, ela é apenas sobre o operacional do Photoshop. Não tem essa parte que foi objeto do Módulo, a qual constituiu o nosso "Fluxo de Trabalho".
...e aí fez uma nova redução. desta vez para o tamanho A5.
E por fim, fez uma 20x25, que é considerada "uma quadrada".
Com um clone "Normal", tirou o reflexo da lente de um óculos. Usou opacidade 72%.
"Um óculos sem reflexo o que é meio esquisito! Pode-se para manter a realidade, deixar algum reflexo. Diminuir o brilho seria mais recomendável." Usou normal mas a opacidade, reduziu para 8%.
Fim da Primeira Parte.
Caracteres:
'Ele Tem efeitos que você adiciona sobre. Como sombras..."
"Mas é similar ao Windows."
Abriu então uma figura, criou uma camada e nomeou 'Caracteres".
Na barra de opções tem uma ferramenta T que é para caractere E à direita no ícone A, janela Caractere e Parágrafo.
Criou camadas T - SENAC, e Madalena.
Atuou no selecionador de cor de texto para mudar a cor.
Para mover, tem a ferramenta Mover.
(A primeira da barra de ferramentas)
Na Ferramenta Mover, em "Controle de Padrões de Refeferência', a ferramenta muda! Dá a condição de "espichar", "Girar" o nome.
Para consolidar as duas camadas em uma, é só usar Mesclar Camadas Visíveis.
Antes, tira os olhinhos das camadas que não serão mescladas.
A camada caractere foi criada só para uma apoio, para debaixo dela ter apenas a Plano de Fundo.
Para fazer uma assinatura, usar letra pequena, escolher os caracteres, tudo isso no quadro de Caractere ( Ícone A). Com a ferramenta Mover, deslocamos a assinatura sobre a imagem.
Foi mostrado que com CTRL + C e CTRL + V, copiamos novas imagens, nas quais estarão inscritos os caracteres criados. Pode-se criar uma ação, para automatizar o trabalho.
Para marca d'água, é só dizer par a camada ser menos exibida. Diminui-se a opacidade, tornando a assinatura sutil.
Sobre Atributos:
Escreveu ATRIBUTOS sobre uma foto.
Botou cor.
Criou camada ATRIBUTOS.
Dois cliques sobre a camada e abre uma janela : estilo de camada.
Cada item trás possibilidade de acréscimos.
Em Estilos, Opções de Mesclagem: Padrão
Escolhe-se cada item, e para ele aparecem controles associados.
"É possível passar horas, explorando os recursos aqui existentes."
Mostrou Sobreposição de Padrão, 'um recurso meio diferente."
Os atributos criam diferenciais interessantes.
Não se preserva o que fez, simplesmente copiando.
Fez CTRL + C e CTRL + V e vê-se que não dá certo.
É preciso consolidar! Criar uma nova camada, e nela mesclar os atributos.
Faz-se pelo mesmo caminho.
Temos que consolidar os atributos que estão no meu algoritmo.
Posso, e isso é que é bom, ter uma página, onde reuno a consolidação de vários diferentes conjuntos de atributos. Diferentes assinaturas. Escolho delas a que quero usar.
A Ferramenta texto (A), foi então usada para fazer uma assinatura.
Consolidou a palavra Atributos, com a assinatura. 'Agora, depois de mesclar as camadas, depois de copiar e controlar, ele vai!"
Como sempre que faço manualmente o CTRL + C e CTRL + V, vai para o centro, se quero posicioná-lo em um local específico, devo criar uma ação.
'Esse é o caminho recomendado. Começar a ação já com a assinatura escolhida. Inicio a ação já com a assinatura aplicada."
Fazer Assim:
Começa criando a ação assinatura - Gravar.
Na foto copiou a assinatura, moveu a assinatura do meio para onde quis, e salvou na pasta assinatura.
Encerrou a gravação.
Testou em três imagens.
Se tenho uma folha de assinaturas, escolho a que quero, e assim torna-se simples de fazer.
Ao consolidar tudo estou transformando tudo em figura.
Em Arquivo Automatizar Lote, vou na pasta, digo para onde vai, que é para a pasta assinatura.
Dois endereços: onde tem as fotos, e para onde vão.
Agora, tutoriais de acréscimos. A avaliação acaba com no máximo três Masters, com fotografias assinadas.
Na próxima aula, a última do módulo, itens 3 e 4.
O item 2 será mostrado ainda hoje.
O assunto a partir de agora é considerado acréscimo.
2- "Nitidez Macia" com Camadas...
Foi aberta uma imagem PDS, duplicou a camada, fez um 'Crop", e aplicou a nitidez inteligente: Filtro/Tornar Nítido/Aplicação Inteligente de Nitidez.
Na Aplicação Inteligente de Nitidez, disse para escolher o desfoque de lente.
A Intensidade usada foi 170%.
É visível o aumento de porosidade de pele com a utilização dessa ferramenta.
Além da imagem, foi criada a camada "Plano de Foco 2", e a camada "Desfoque".
Essa ferramenta mantém a referência da porosidade, mas o desfoque a reduz.
Outra vez indicou:
Photoshop para Fotógrafos Vol 1 (Esgotado)
Photoshop para Fitógrafos Vol 2 (Ainda sendo vendido)
"Interessantíssimos" - Básico.
Indicação de Site:
Estantevirtual.com.br
Obras em sebos.
Amanhã brilho nos olhos, vinhetas e "outras brincadeiras".
Foi lembrado:
Criar a pasta...
11 - Assinatura
Fim da Penúltima Aula deste Módulo.
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