terça-feira, 17 de abril de 2012

Módulo Estúdio - Aula 07.

Botelho.




Inicialmente foram analisadas as fotos da prática de ontem.

Comentários:

Por a mão se necessário, para evitar o halo de luz da BL.

Opção pelo formato vertical,  já que no horizontal, em estúdio, geralmente faltam elementos para compor o segundo plano.

"Há cliques que não são fotográficos!
Não fazer um clique que não vale!"

"A distancia de teto: cuidado com a consistência fotográfica."
Referindo-se à distancia do topo da cabeça para a extremidade superior da foto.
Ao usar a câmera com flash, lembrar que os flashes de estúdio trabalham com fotocélula. O pré-flash da câmera dispara os flashes do estúdio antes do disparo do flash da câmera, e a sua foto será sem os flashes do estúdio, apenas com o da sua câmera.
Para evitar que isso aconteça, configurar o flash da câmera para Manual."

"Cuidado com os cortes indevidos."

O corpo deve estar adequadamente posicionado, para não ficar mais fora da foto do que deveria.

Evitar os "excessos de nada" nas fotos, embora em alguns casos isso possa ser corrigido no Photoshop.

"O ideal é um clique certo, dentro das regras de composição."

É preciso ao trabalhar sem flashes usar um ISO mais alto,

Quanto mais estiver usando teleobjetiva, é preciso redobrar o cuidado com a velocidade. A velocidade de 1/15 já é um risco, sem um apoio. Deve-se usar pelo menos um monopod.

Tungstênio é uma luz de 3200 em Kelvin.
"A reflexão de uma luz de tungstênio é mais suave do que a de flash, mesmo com um rebatedor."

Isso acima foi dito em um contexto da análise de uma foto um pouco avermelhada, por ter sido tirada com a câmera ajustada para luz incandescente.

"Fotos de conteúdo fotográfico, é o que se pretende das fotos de estúdio.
Uma foto desfocada, não tem problema. Todas as fotos desfocada: problema.
Idem com relação à composição."

Em dez minutos, se monta o estúdio.

Fim da primeira parte.

Silhueta.

Usou uma luz continua refletindo no fundo do estúdio.

A leitura deu: 1/ 125   ISO 400  f/5.6

Recomendado para quem tem na câmera usar o kzinho.
Configurou para os 3200 Kelvin para luz tungstênio.
Ajuste fino dois tracinhos para a direita ou esquerda dependendo se deseja mais vermelho ou azulado.
Experimentar 10 000 em Kelvins para avermelhar bastante.


...foram feitas na sequencia fotos criativas outras com flash e a aula foi encerrada com o final do conteúdo do módulo.


Amanhã (Aula 08) será a avaliação do módulo com o grupo dividido em quatro grupos, depois de amanhã (Aula 09) consistirá na apresentação da avaliação dos grupos e individual.


Sexta feira não haverá aula, pois a exposição que seria nesse dia, ficou para a segunda feira (Aula 10) dia 23 de abril, data do encerramento do curso.


Foi isso!









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