segunda-feira, 9 de abril de 2012

Módulo Estúdio - Aula 01





A iluminação lógica foi desenvolvida há 30 anos, e é atualmente utilizada em 90%.

Trata-se de uma técnica interessante, que até guarda semelhança com a regra dos terços...

Estúdio - Flash.

Sites de fabricantes:
WWW.lumatec.com.br (frágeis)
WWW.mako.com.br

Vamos entender um pouco dos flashes.

Quatro das principais características para os nossos propósitos:

Cor.
Velocidade.
Intensidade.
Sincronismo. ("velocidade")

Temperatura da cor dos nossos flashs: 5400 Kelvins (Luz do Dia).
(Conceito internacional)

Flashes da Cânon, vem com curva de 6300 Kelvins. (???)

Quando a luz do flash é predominante, o que prevalece é a intensidade do flash e a distancia dele. A velocidade do obturador  não é relevante. Não é significativa.

A velocidade do flash - a velocidade do relâmpago (1/800seg). Mas o flash pode alcançar. 1/20000 segundos.
Portanto, 1/800 seg é um mínimo.

Luz multiuso, tem flash e tem outro tipo de iluminação - luz contínua.

Com relação a intensidade:
Disparo de um flash é um curto - circuito que descarrega um capacitor de alta capacitância.
Maior o Número  Guia, maior a intensidade do flash.
+ ou - 12, 16, 32, 64, 128, 256.
( Relação com as suas potências... )

Relações entre a distância do objeto a fotografar e a abertura do diafragma:


Dois metros f8
Três metros f1.6
Quatro metros f4
Cinco metros f 2.8

Foi relembrado que o grande criador ao criar a luz, nas entrelinhas, lembrou dos fotógrafos ao determinar: ...(faça-se a luz, desde que: " "

Para cada metro um ponto do diafragma.

f=NG/d

Onde NG é o Número Guia.

Assim, 16/2 = f8

Esses cálculos pressupõe o ISO 100.

Em câmeras com objetivas f 5.6, recomenda-se usar ISO 200.

Para comprar flashes - Observar o Número Guia.

Modificando o ISO alcanço maior distância.

À intensidade nos flashes dessa geração, há o TTL, que se comunica com o processador da câmera.

Intensidade de 1:1 é a máxima. 1:64 um possível mínimo.

'O primeiro disparo é com a carga anterior. No próximo sim, é que acontece com a carga que eu programei."

A sapata da câmera é multi-pinos.
Comprar qualquer flash, pode danificar o processador da sua câmera, ou o próprio flash.
O melhor seria usar um flash do próprio fabricante da câmera.

Sincronismo.

Se o disparo do flash tem + ou - 1/800, o máximo de luz é muito rápido.
Decorre um pequeno intervalo de tempo, entre o instante de disparo e o máximo de luz.
Por isso temos de levar em conta a velocidade de sincronismo.
Se eu botar 1/400, não vou pegar o ponto máximo de luz.
Velocidades tem que ser tal que permita pegar o ponto máximo de luz.
Câmeras mais modernas: 1/125, 1/200, 1/250.

Mais que 1/250, vou obturar antes do ponto de iluminação máxima. A foto vai sair escura.

Trabalhando com 1/125, qualquer das câmeras mais recentes, sincroniza.
(a partir da Nikon D80)

Trabalhar com mais de 250, não pego o ponto máximo da luz. Não ocorre o sincronismo.
As vezes, necessário diminuir a velocidade para conseguir o sincronismo.

Essas são algumas das características dos flashes.

O pré-flash permite o sensor da câmera ler certas características e fazer ajustes, de modo que a distância perde a relevância pois o flash tem um sensor, e conforme o diafragma, ajusta a intensidade do flash.

A conexão do  flash para controle remoto, pode ser por rádio, ou fotocélula.

Mostrou sapata que se conecta com cabo, através de conexão física, e dispara os flashes à distância.

O uso do rádio, é bastante confortável. Tem canais que podem ser distribuídos quando há multi - equipes trabalhando.

No Menu Definição Personalizado/ Controle Flash Incorporado.

Significa que  vai controlar a luz através da lente.

Escolhido 1/128 - manual.

Flash de repetição - estrobo.

Modo comando - Flash incorporado.
Posso até decidir que não dispare. Dois tracinhos em Modo.

Mostrou que se configurado para tal, a câmera pode apenas disparar um sinal, mas não o flash.

'A partir dos Flashes Nikon SB - 700, eles também trabalham fora da sapata da câmera."

'Essa uma forma genérica de mostrar como funcionam os flashes."

Qual o sincronismo normal da sua câmera?

Qualquer velocidade na câmera, abriu o flash, a câmera muda automaticamente sua velocidade.

Foi demonstrado que com o flash, congelamos o movimento, sem que seja relevante a velocidade. É a luz que reflete que impressiona o sensor.
O flash congela com 1/200, o que com luz fixa requereria 1/1000.
Até 1/100 também congelou.
1/50, idem
Borrar com flash, não é usual.
Mas pode!

Mostrou o congelado dentro do borrado.
Com tempo de 1" borra o movimento, mas na hora do flash congela.

Fotos que usam a lógica de dois mundos. Onde a velocidade é, e onde não é, significativa.

Existe "Braketing" de flash, de exposição, de cor...
Três exposições em um clique - no caso de cor!
 Faz um só clique, e processa internamente.
O "Bracketing" é uma função de automatismo, para usarmos da forma como desejar.

Em Definir Bracketing usar AE flash.

Com o "Bracketing" consegue-se aumento da latitude dinâmica com HDR.

Com Raw se faz dentro da câmera.
Com JPEG, só com o Photoshop.

Estúdio ideal?
É preciso saber qual a sua necessidade!
Modelos? Carros? Vai trabalhar com modelos e splash (água)?

Em todo caso, ele sempre, regra geral, é retangular.

A-3x2. 1 m
B-4x6   Portrait dá para trabalhar bem.  2m.  (distancia)
C-9x6.  3m

Em estúdio às vezes se requer uma iluminação para o fundo, e outra para o cenário.

Entre o personagem e o fotógrafo, uma distancia de uns 3 metros.
Pelo fator psicológico, de deixar a (o) modelo mais a vontade, e para poder usar uma lente media teleobjetiva, e ainda, evita contra luz procedente do fundo.

Quadriflash. Necessário para começar!

Monta-se um estúdio básico para "Portrait", com R$ 7 a R$ 8 mil reais.
Vida útil de um flash, 4 anos.

Parentese:

Surgiu um comentário que transcrevo a seguir:
Rebeca Torquato, que se diz ex-aluna do SENAC, andaria enxovalhando o nome da Instituição!
Este foi o comentário em sala.
"Um exemplo de como não fazer!"
Um aluno teve experiência de encomendar-lhe um book, e foi um fiasco!
No Google "reclame aqui", já está cheio de reclamações contra ela.
('Reclamações Rebeca Torquato")
'Sem ética!"
"Cara de Pau"!
De 1000 reais, por apenas 99!
A qualidade? Nem isso vale!
Incrível!
E está subindo o prêço!
"E chega se achando!"
É isso aí!

Foi apresentado um vídeo do prophotolife.com, há cerca de uns 20 vídeos sobre o tema.

Cinza 85% é o cinza médio.
Luz do dia 5 500 Kelvins.
Estúdio com sala para processamento com luz do dia e cores cinzas.

Softbox - quadrado.
Octobox - luz muito mais suave.

O tripé usado no Estúdio mostrado no vídeo, custa U$ 6 000.00

Por hoje ficamos por aqui...

Fim da aula.

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