segunda-feira, 16 de abril de 2012

Módulo Estúdio - Aula 06.

Quarta 18 - Avaliação Estúdio.
(O reflexo no KL foi de propósito)


Inicialmente foram comentadas as fotos da aula sobre três pontos com luz contínua.

"Na quarta feira, importante a distribuição de tarefas!
Se não distribuir, não vai dar certo."

"Fotografar tripés lá atrás, é imperdoável."

"Cuidado com a dioptria!
Fotos desfocadas não vão ser aceitas."

"Chapéu é cenografia.
Penteado é cenografia."

"Cuidado com o contra luz!"

"Meia canela não é uma coisa para a qual se encontre uma justificativa.
Pode-se assumir o corte. Mas nesse caso, seria na altura do joelho."

"Hoje a idéia é fazermos três pontos com Flashes.
A idéia conceitual é a mesma."

Lembrando que temos a possibilidade de vários contrastes.
Digital de alta performance vai para uma relação de 12:1.

Importante para a definição de qual o contraste escolher pode variar com a mídia para a qual a foto se destina.
Mais que 8:1 (simulando, no máximo 10:1) é o que conseguiríamos nesse estúdio.

Película vai a 22:1.

Saber quais os limites diafragmáticos  para uma máxima luminosidade.
Um diretor de fotografia domina!

FL menor ou igual a KL
BL maior ou igual a KL

Logo, ter igual luminosidade nas três,está tecnicamente correto.

Relembrando:

C (contraste) é  igual a (KL + FL) divido porFL.

Lendo quantidade com o fotômetro:

1000 Lux com 400 ISO   Dá f/8 com velocidade 60 seg.

22 16 11 8 5.6 4 2.8 ...

Em f/8 Kl

De 8 para 22 maior intensidade.
De 8 par 2.8 menor intensidade.

Dois pontos de diferença, isto é, mais de dois pontos, não é usual ou recomendável.
"Ocorreria um estouro de luz."

Nas leituras de diafragma, quanto menos diafragma, está associado a menos luz.

1/5   2 diafragmas e meio.
1/4  2 diafragmas. (1/4 é metade da metade)

1/5 de KL igual a FL. 6:1
1/4 de KL igual a FL.5:1

A referência é a KL!
Se KL f/8, quero na BL mais luz, o diafragma vai ser mais fechado.

"Faremos o básico com flash, mantendo as condições que usamos para o exercício feito com luz continua.
Luz chave difusa, a FL metade (pressupondo 3:1) e o BL igual a FL.
Como é flash iremos para ISO 200. Luz continua, usamos ISO 400.
A velocidade, que sabemos no caso de flash não é significante,  escolhemos usar 125 seg.
White Balance flash, (5400 graus)."

"Primeiro mediremos a luz da KL.
Determinaremos o diafragma para aquela luz, difusa.
Por exemplo, f/8 com velocidade 60 seg."

Se queremos FL metade da KL, menos luz, vamos fazer uma leitura que resulte em diafragma menor, mais aberto, que f/8. O quanto mais aberto? A redução da intensidade da luz à metade, vai requerer aumentar a abertura do diafragma de um ponto! De f/8 deverá passar a f/5.6.

BL foi ajustado para ter um ponto de luminosidade mais que a KL, significando que BL deverá ter f/11.
A  KL é sempre a referência.

Como a KL tem recursos de ajuste não presentes na BL, melhor levar isso em consideração.

Fim da primeira parte.

Os ajustes de luz:

Definido no fotômetro ISO 200, velocidade 125, e a BL deu 16.
Ajustou a KL para 11.
A BL ficou como queríamos, com um ponto de intensidade maior.
A FL metade da luz da KL, foi ajustada para f/8.

Antes de cada leitura, é preciso disparar o flash uma vez, antes de fazer a leitura que leva em consideração as condições que foram definidas.

"Usar a sapata para conectar o cabo."

"O sinal sonoro é o aviso de que o flash KL está pronto.
Atenção: a BL está pronta, somente quando a luzinha vermelha acende."

O contraste inicial foi alterado para 1:5.
A FL que estava com f/5.6 foi alterada para f/4.

Ajustes nas Nikons:
Configurar para leituras de 1/2 ponto de abertura do diafragma.
Em lugar de usar 11 na câmera, igual a KL, usar 13 que é meio ponto.
De 11 para 16 que seria um ponto!
Nas Canons não é preciso quando usando flash, ajustar o diafragma 1/2 ponto acima do diafragma da KL.

Exercitar o ajuste na FL, para determinados contrastes, admitindo que a KL e a BL mantém-se no ajuste inicial.

Foram sorteadas as práticas entre os grupos para a avaliação.

A aula foi concluída, depois de reajustes para primeiro, continuar a seção de fotos, com contraste 1:5. Em seguida, foi desligado o FL, e medida a reflexão na parede do estúdio, para o disparo da KL. O objetivo foi aumentar consideravelmente o contraste, e demonstrar a diferença de iluminação nas fotos, em relação as anteriores.

Fim da Aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.