segunda-feira, 2 de abril de 2012

MGF - Aula 31.


Background P&B.




Revisão 02/04/2012.

1 - Fluxo de Trabalho... (Work Flow)
                        - Camada de Ajuste
                        - Tratamento de Imagem...
                                       - Niveis.
                                       - Curvas.
                                       -Cor e Saturação.
                                       -" Distrações".
                                       - Camada de Consolidação (Stamp Layer)
                                             [Ctrl + Alt + Shift + E]

Assuntos do dia:

1- Abrir Imagem do "Arquivo Seleção".
               - Fazer tratamento de imagem (aplicar o fluxo de trabalho).

2- Salvar como ...."Master".  PSB ou TIFF (C/Camadas).
               - Duplicar "Master".
               - "Cortar" com dimensões da "saída p/ o cliente".
               - Configuração da "saída" (fotografia, gráfica, e exibição).

3- Configuração de saída:
                - Fotografia > 300 PPI + sRGB + .JPG.
                - Gráfica.      > 300 PPI + Adobe rGB + . TIFF.
                - Exibição.   > 72 PPI.      + sRGB       +. JPG.

4- Tamanhos das "Saídas" :

          - 10 x 15.                     10,16 x 15,24. Cm
          - 20 x 25.                     20,32 x 25,40 cm
          - A4.                            21,00 x 29,70 cm
          - A5.                           14,80 x 21,00 cm
          -A6.                             20,32 x 14,80 cm
          - Power Point               962 x 722   px
          - HDTV ( Full HD )        1920 x 1080 px
          -  Celular.                    176 x 208. px

5 - Ações


Revisão.

Foram feitas as configurações do Photoshop, inclusive a escolha das medidas em cm.

Foi escolhida uma imagem da pasta "Arquivo Seleção Projeto".

Criou uma camada e nomeou-a.

Trabalhou "Níveis" ajustando o preto, pegou a primeira pipeta de preto, clicou em cima do mais preto na foto, para ajustar a cor do preto tomando-a na foto como a referência de preto.

Passou para "Curvas". Criou camada. Fez os ajustes.

Passou para "Cor e Saturação". Criou camada.

Em seguida trabalhou as "Distrações".
Aferramenta utilizada foi o clone. A  opacidade, 25% (depois aumentou para ir mais rápido). Foram retiradas algumas "Distrações". (O clone é aquela ferramenta do carimbo).

"E agora vamos fazer a consolidação."

Basta pegar a canada mais em baixo (A camada mais embaixo é a de cima) e aplicar o atalho: Ctrl  + Alt +    Shift     + E.  Ele cria a camada 1, a camada dita consolidada ou "Master".

Em seguida salvou a camada 1 como PSD, ou TIFF.

Para a gráfica salvaria em TIFF sem camada.

"A camada consolidada não é dinâmica. Se eu mexer em baixo, não vai mais mudar a consolidada. Temos que fazer as alterações e criar nova "

A "Master" foi salva como PSD e Como TIFF, na mesma pasta "Arquivo Seleção Projeto", mantidos os nomes anteriores.

Em opções de TIFF, marcou LZW e Pirâmide. Pelos motivos anteriormente explicados.
(LZD é um modo de compactação do arquivo TIFF, e ao selecionar Pirâmide, estamos tornando possível abrir o arquivo em outras versões do Photoshop).

PSD só abre com o Photoshop.

O PSD é ligeiramente maior que o TIFF.
O original de aproximadamente 5 MB, passa para mais de 100 MB.
Tanto em PSD como em TIFF.
O TiFF é um pouquinho menor.

"Se depois de tudo o cliente quer a mesma foto em P&B, jogo camada consolidada anterior fora, transformo a foto em P&B, posso até criar uma nova camada para ajustar brilho, por exemplo, e depois crio a nova canada consolidada. A nova Master."

Prosseguindo...

Foi dito para cada um escolher três fotos e criar para cada uma delas, a camada consolidada. Salvá-la em PDS ou TIFF, na pasta Arquivo Seleção Projeto. Não precisa salvar nos dois. Em PDS e TIFF. Basta salvar em um deles. Esse exercício será objeto de avaliação, na aula de amanhã.

Para demonstrar como se faz, foi inicialmente preparada uma saída tipo "Fotografia" para o tamanho 10x15.
As saídas para "Fotografia" são com 300 ppi, o espaço de cor sRGB, e são salvos em JPEG.

A seqüência é a seguinte.

Escolher uma imagem PDS.

O primeiro passo é duplicar a Master, em Imagem/Duplicar.

Na janela de "Duplicar", marcar "duplicar camadas mescladas".

Trabalhamos com a "Master" duplicada.

Como a Foto já está em 300 ppi de origem, a sua resolução é mantida. Como ela é Adobe RGB,  fazemos Uma conversão de perfil. Isto é, mudamos o espaço de cor do original Adobe RGB, para sRGB.

Como é feita a "conversão de Cor":

A conversão é feita em Imagem/Converter Perfil.

Para fazer o "Crop":

Primeiro preenchemos lá em cima, na barra horizontal associada à ferramenta "Crop" da barra de opções, os campos com as dimensões do tamanho escolhido. Prestar atenção a que as medidas são em centímetros. No campo de "Precisão" preenchemos a desejada, em ppi. Basta entrar com o número.

Faz-se então o "Crop" para as dimensões desejadas, que haviam sido anteriormente preenchidas.

Na barra de Ferramentas  a ferramenta "Crop" foi o quinto símbolo de cima para baixo".

- Por que redimensiona-se com o "Crop"?
- Porque com o "Crop" fazemos sem perda de resolução gráfica.

Em seguida, fazer tamanhos, e configuração de saída.

Podemos conferir em Imagem/Tamanho de Imagem, o resultado da "Cropagem".

Finalmente em Arquivo/Salvar Como..., o Arquivo foi salvo como PSD e também como TIFF. Mas foi dito que no exercício em sala, bastaria salvar em um dos dois.

Foram criadas em aula anterior, pastas nomeadas: 10x15, 20x25, A4, etc...

O exercício de demonstração inicial foi para uma saída 10x15, e por isso o Arquivo foi salvo na pasta correspondente nomeada 10x15.

E assim, em cada um dos exercícios seguintes, cada arquivo foi salvo na sua pasta correspondente.

Foi comentado por JJ, que a hora do "Crop" é um momento de "Decisões Fotográficas.

Os 40 minutos finais da aula foram reservados para o treinamento desse exercício.

Fim da Primeira Parte da Aula.


Agora, sobre as "Ações":

Quanto mais organizados estiverem os arquivos (as fotos), melhor!
Separar em Horizontais e Verticais, e por tamanhos,  e por espaço de cores...

Trata-se de fazer ações conjuntas.

JJ utilizou um banco de fotos de 72 ppi e todas em sRGB.

"Vamos fazer a transformação para 300 ppi e Adobe RGB."

JJ selecionou estas fotos em duas pastas com separação entre horizontais e verticais.

Temporariamente configuro o Photoshop em Editar /Configuração de Cores, para sRGB.

É que como inicialmente o configuramos para Adobe RGB, cada vez que abrirmos uma foto sRGB, o programa vai nos alertar para que ela não é Adobe.

Para evitar essa constante repetição, é que temporariamente devemos o configurar para sRGB.

Prosseguindo, JJ escolheu 3 fotos das previamente selecionadas.

No "Crop" foi usado 300 ppi.

Elas foram postas em uma pasta chamada 300.

Dentro dessa pasta existe uma outra, chamada  300 Adobe RGB.

Foi mostrado que entre as ferramentas da barra à direita do campo de imagem, tem uma, cujo ícone é uma setinha apontando para a direita (como o símbolo de "Play").

Ela é a ferramenta "Ações", e possui várias rotinas.

Em revistas sobre o Photoshop, vêm as vezes duas a três mil ações, para implantarmos no nosso Phitoshop.

Na área à direita e abaixo, ao lado do ícone da lixeira, tem um ícone para "Criar Nova Ação". Clicamos nele para criar uma nova ação, a qual foi chamada 72 300.

JJ tomou uma foto, de 72 e utilizandona ferramenta "Crop", mudou no campo apropriado, para 300.

cropou para 300 ppi e salvou como...


"Depois de criada a ação mando fazer para o lote inteiro."

"Dois eventos podem ser uma mesma ação."

(Uma referencia a que sendo mudar de 72 para 300 um evento, e transformar de sRGB para Adobe RGB outro evento, os dois podem ser combinados para se constituírem em uma mesma ação.)

Continuando:

"Agora a ação 300 adobe."

Primeiro "Cropou" para 300.

Em seguida converteu para o perfil Adobe.

Salvou na pasta  300 Adobe.

"Agora, ao selecionar e dizer faça, sai fazendo... Para uma duas, três fotos."

Uma vez demonstrado para fazer em duas, três fotos, foi repetido para uma seleção das fotos de uma pasta inteira.

"Não  precisa expor foto. É só indicar a pasta. No caso 300 adobe.

Para automatizar: Arquivo /automatizar /lote.

Em seguida, na janela  escolhe a "Ação".

"O programa fica fazendo! Se forem mil fotos, dá até para ir tomar um cafezinho."

"Lembrando que fazendo assim tão simples, é preciso organização."

As Pastas criadas para "Ações":

Teste 72 300
              300
              300 adobe
              Horizontais
              Verticais

Fim da Aula de Hoje.

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