sexta-feira, 30 de março de 2012

MGR - Aula 30.


"Peixe Photoshopado"


A Revisão da aula de hoje será sobre:

1 - Função "Cortar".
                "Corte Livre".
                "Corte  Dimensional".

2 - PPI e Espaço de Cor.
                   72 para 300 PPI (ou 300 para 72).

Assuntos do Dia:

1 - Correção de "Distrações"...
        - Clone (Stamp).
        - Correção (Patch).

2 - Fluxo de Trabalho....
                      "Camadas de Ajuste".
                     " Tratamento de Imagem".
                                         "Níveis".
                                         "Curvas".
                                         "Cor e Saturação".
                                         "Distrações".
                                         "Camadas de Consolidação" (Stamp Layer).
                                         "Salvar Como".

"Não inventem pixels comprimam o arquivo".

"Há uma corrente que diz que há uma degradação de qualidade da imagem."

Primeiro, a partir de uma imagem, inventou pixels - mudando em Tamanho da Imagem.

Depois, a partir da mesma imagem, aumentou para os mesmos 300 PPI, através da maneira recomendada. Através do "Crop".  "Método Cropado".

A comparação das duas fotos mostrou que com a criação de pixels o arquivo fica tão grande que até demora a abrir. Aproximadamente 17 MP. Era de 3 MP para 17 MP!

"Cromando  e cortando", mais duas imagens foram transformadas de 72 para 300 PPI.

Em seguida, em Editar e converter perfil, duas imagens  de 300 PPI, porém sRGB, foram transformadas para Adobe RGB.

Foram mostradas duas imagens, uma Adobe e a outra sRGB, para mostrar que não há diferença.

Agora , revisando o item 1, já que o que foi revisado antes foi relativo ao item 2:

Em "Imagem Frontal" preenche-se as dimensões da foto ativada. Em "Preferencias" vamos em régua escolher pixels, e assim configuraramos para as dimensões em pixel.
Este é o corte dimensional, porque o faço sem mudar a resolução gráfica.

"Corte livre, sem estar preso aos padrões fotográficos.
Deixo não preenchido lá em cima.
Corto do jeito que escolher.
Não mantenho a resolução gráfica.
Perdemos muito a qualidade.
Aqui não estou usando algoritmo nenhum.
Muitas pessoas, é assim que fazem, e perdem muito em qualidade."

Comparando as duas imagens, podemos não notar diferenças, mas a de crop livre não permitirá uma boa ampliação.

E agora, os assuntos do dia:

Como retirar distrações.
O cabelo que ficou na testa, olheiras, espinhas...
Coisas que distraem, e não alteram quando retiradas, o carácter, a personalidade das pessoas.

Foram escolhidas duas fotos de rostos, para demonstrar como se faz.

JJ criou uma camada que chamou "Distrações".
Deu uma super ampliação na imagem.
Com o navegador, percorreu a imagem.
"Há as vezes, erros de resposta do pixel.
O que for marca de personalidade deixamos!"

Para tirar fios de cabelo, usou o "Clone" (carimbo).
Há várias maneiras de trabalhar.
"Clarear", "Apaga o que está escuro." Em opacidade, escolho a que quero. Escolheu 25% e escolheu um pincél.
O circulozinho, marco com "Alt", e daí para frente vou passando com o mouse. Marca-se  botando o circulo em cima do sinal, por exemplo, e daí vai...
O que for escuro, sai! 
Branco, não sai.

Para apagar um branquinho da pele, usamos "Normal".
A mudança de "Clarear"para "Normal", ou para qualquer das outras múltiplas possibilidades, se faz em "Modos".
"A intenção é minimizar. Não perder a verdade."

Cria Cílios!
Clone Normal, opacidade 100%.
Marcar no pé do cílio, percorre ele, e transfere.

As distrações são as vezes muito pequenas! Até podem parecer insignificantes.

Usou a ferramenta "Pincél", ferramenta correção, "um band aid quadrado."
'Circulo o ponto a corrigir e fasto enquanto vejo a modificação que faz. Uma vez aceita a correção, soltamos."

Para tirar cabelo, não é bom. Deixaria uma marca.

O "Clone" e o "Patch" são ferramentas muito usadas, além de outras que ainda iremos ver.

Fim da Primeira Parte.

Introdução da idéia do fluxo de trabalho.

Criar uma rotina onde cria-se uma metodologia do tratamento.

Ter cópia em mídia ótica é fundamental, pois os dispositivos que tem parte móvel, como os HD's, são pouco confiáveis.

"A redundância é a única forma de ter confiabilidade."

Como fazer a camada de ajuste:

Criou camada.

Abriu  níveis, e fez como antes descrito. Os ajustes para que preto seja preto, branco seja branco.

Escureceu bem muito, criou outra camada.

Todas ferramentas estão também disponíveis nas camadas de ajuste.

Fez os mesmos procedimentos anteriores, usando estabelecer os pontos de preto e branco, abrindo a janela dentro do Photoshop.

Mostrou como criada uma camada de nível, ou de cor, atua-se nela, com a possibilidade de retornar a camada e continuar nela trabalhando.

Criou uma camada Matiz/Saturação, e isso é para mostrar que posso misturar a vontade.

Criou a camada Brilho/Contraste. Atuou nela.

Depois salvou como PSD ou TIFF camadas.

"Se quero usar o clone ou ou "Path", seleciono a camada Fundo cópia 2. E não em nenhuma camada."

"Depois de salvar como PSD, na pasta testes, ao reabrir, reabro as camadas também."

Retomou a imagem anterior onde trabalhou as distrações.

Criou uma camada que nomeou "Retoque".

Criou camada "Níveis", nessa ajustou preto/branco, usou segunda pipeta para o equilíbrio das cores.

Passou agora a trabalhar na camada seguinte, "Curvas".

"O oposto do verde é o magenta. Do azul, o amarelo."

Feitos retoques de cor, abriu uma camada  de Matiz/Saturação.

Melhorou a cor. "Se quero dar uma cor na pele mais magenta, mais dourada."

Em opacidade posso até retirar da imagem  o que fiz.

Voltou para a camada Retoque, e prosseguiu com o trabalho com a ferramenta "Clone", tirando fios de cabelo.

(De tantos retoques, até retirando fios de cabelos fora do lugar em uma foto de Isabela ao ar livre, o comentário de Rita foi na linha de que retoques tem limite! "Desse jeito vai ficar parecendo um Playmobil!")

Depois do Photoshop, disse JJ:
"A maior revista de ficção científica é a revista "Mulher". 

"Clarear os dentes, é depois."

Selecionou a última camada e criou uma camada resultante de todas elas.

[CTRL] + ALT +  Shift  + E.

(Esse comando não tem no Photoshop. Não está dito lá, em parte nenhuma.)

A Camada 1 é então salva.

Salvou como PSD.

Salvou também como TIFF.
(marcar LZW e Pirâmide)

Na próxima aula, agora que foi apresentado o fluxo de trabalho, começaremos a trabalhar com as saídas. Saídas 10x15, etc...

A frase do dia:

"O equilíbrio do universo depende da dualidade.
Na hora em que se cria o bem, o mal está criado."

Fim da Aula.

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