terça-feira, 6 de março de 2012

ME - Aula 14 (Profundidade de Campo - Continuação)



Ambas as fotos:  f/5.6,  105 mm, 1/15 s,  ISO 800.

Perguntas?


Foco zero significa PC zero.

(PC = Profundidade de Campo)


A Objetiva de 50 mm com f/1.4 possibilita isso.



A objetiva de 50 mm na APS com f/1.4 dá muito conforto para trabalhar PC.



Na APS de 18 a 55 mm (W=26), consideramos grande angular.



Foi Indicado o  Site: WWW.montecarlo.com para compra de material fotográfico.



Trata-se de um "Site uruguaio confiável".



Muitos já fizeram compras lá, sem nenhum problema.

Ao ligar, um brasileiro atende a ligação, e atua como intermediário até a concretização da compra.


Tekanaka gerente geral da Nikon no Brasil tem a referência das máquinas vendidas no país. 

A Nikon no Brasil só dá assistência para as câmeras vendidas no próprio país.


Com a DF de 18 mm e com o diafragma todo aberto, isso já me dará menor PC.

(DF = Distância Focal)


Os vetores podem ser movimentados em sentidos opostos.



Em publicidade, fazemos muito isso. Às vezes queremos nitidez por toda a extensão do produto. 
Por exemplo, 20 cm.


Os vetores são: Diafragma, DistânciaFocal e Distância Real.



A base de tempo e a de velocidade, são como os passos básicos da dança, os quais permitem  dançar 
qualquer música.


Nesses nossos exercícios de PC pressupõe-se controlar a quantidade de luz. 
Trabalhamos com a definição do Diafragma. 
Os outros elementos, a ela se ajustam.


Fazemos valer a nossa intenção no que diz respeito a PC.



Controlar o tempo e controlar a quantidade (de luz) são os dois exercícios fundamentais. 
A essência da fotografia.


Diafragma o mais fechado com grande angular maior possível, implica em PC máximo.



Agora uma revisão de como controlar essa PF.



Posso querer fundo borrado, e ter a intenção de borrar o objeto.



Diafragma o mais aberto, porém escolho diminuir a velocidade, e o ISO surge como um elemento 
complementar de controle para possibilitar o resultado desejado.


Grande angular com o Diafragma todo Aberto, a combinação (como acontece com grandezas vetoriais) 
pode dar um resultado interessante.


A matriz de definição de vídeo é 720x480.

Resolução de vídeo baixa.



A Full HD  o 720 vai para 1920!



A resolução gráfica fotográfica é muito maior que a de vídeo.



A UHHD (Ultra High HD) é 16 x  a resolução da Full HD. Já em funcionamento  no Japão.



São 22 caixas acústicas além do Sub Wooffer.



JJ contou sobre uma experiência de parte da sua vida profissional na fotografia, 
quando trabalhou como repórter fotográfico policial.

"Os matadores" ligavam para os fotógrafos profissionais  para avisar onde ir para fotografar assassinatos
recentes. 
De fato, lá chegando encontravam a cena acabada de acontecer.
Eles os fora da lei, ligavam para agradecer não ter avisado à polícia, e acrescentavam: "daqui a dez
minutos vocês escutarão tiros. Não vão para lá antes. Vamos apagar mais um indivíduo".


Continuando, foi dito que Configuração é mudança de status.



Foi mostrado mais uma vez como fazer o "Reset" da câmera.

Atrasar o desligamento do LCD (5 minutos).
Para evitar dele apagar enquanto ainda estamos olhando a foto.
Se depois de configurado "tocarmos" ele apaga! Portanto não há nenhum problema em aumentar esse 
tempo.
Configurar para 5 minutos, não significa que ele irá passar 5 minutos aceso!


Em Menu Reprodução: JPEG Fine.


Em Tamanho da Imagem: Grande é o recomendável.

Definição de Sensibilidade, não usar em automático.


Redutor de Ruído deve estar sempre ligado.


Redutor de ruído c/ ISO elevado, configurar em Normal.


Em Pasta Ativa, criar a pasta que quiser.


D-Light em Normal para simular, como foi dito anteriormente, um resultado mais próximo de uma 
câmera analógica.


No menu de Disparo, em Definição de Filme, de acordo com sua máquina, há várias possibilidades
640x424 é a definição padrão do YouTube.


Pode-se escolher também, quando a câmera é Full HD, a definição 1920x1080.



Hoje com memória de 32 GB, não é problema!


Definir controle de imagem, escolhendo-se entre várias possibilidades de cor.
Desde a monocromática até cores mais intensas.
Pode-se escolher entre diferentes ênfases às cores.
No momento podemos deixar em normal.


Não é "Full HD por Full HD" que a qualidade é melhor! "Há um monte de coisas por trás disso".

A Cânon  5D é superior a  7D. São tamanhos diferentes de sensores.



A 5D tem mais condições para desfocar. Ela é Full Frame, e consequentemente pode  trabalhar a 
estética de cinema. A 7D é APS!



Começando o exercício:

Lembrar de primeiro ajustar a dioptria, e tirar o foco do automático. Colocar o foco em Manual.


Com a velocidade 1/20 s,  f5.6,  DF 105 e  ISO 800, estou nas condições de menor profundidade de campo.



Exemplificou tirando uma foto e mostrando o resultado.


A foto mostrada tinha o foco no IPad de Iohanna e Aline que estava sentada ao lado dela, saía desfocada.

A foto porém ficou um pouco "estourada".


Em seguida, mantendo o diafragma anterior, e com o mesmo ponto de foco, elevou a velocidade de 
1/20  s para 1/200 s.
Foi necessário encontrar um novo ISO, bem mais alto: 6400. 

Na nova foto Aline continuou desfocada, pois o diafragma permaneceu inalterado, apenas foi corrigida a 
superexposição.

Foi dito que 3200 + (HI 1), significa que o ISO aumenta em 100% em relação aos 3200, indo portanto para 6400,
A Nikon D7000 permite trabalhar com ISO de até 25 000!

Em sequencia, foi mudado então o diafragma para aumentar a PF. 
O diafragma é o elemento que vai atuar na mudança de PC desejada. 
Os outros elementos são complementares.


A primeira das fotos estourou, e para corrigir, foi mantida a mesma abertura do diafragma, alterando-se o 
tempo.

Com isso foi corrigida a sobrexposição, sem alterar a PC.
Agora, com a alteração da abertura do diafragma, vamos obter uma profundidade de campo maior para
que Aline também apareça nítida na foto.

Para aumentar a profundidade de campo buscou-se uma abertura de diafragma maior que f/5.6, e nesta 
nova combinação a velocidade e ISO resultante, foi obtida a foto onde alterada a profundidade de campo, 
Aline apareceu nítida.


Foi ressaltado que a velocidade pode ser escolhida, de acordo com os princípios já observados, para
borrar ou congelar. 
A profundidade de campo, no entretanto, que só depende da abertura do diafragma, permanece inalterada
quando a mantemos.


Estes foram exemplos de "decisões fotográficas".



Foram feitos exercícios em sala.



E para concluir a aula de hoje, foi recomendado fazer comparações:


Comparar "Funções"...



Pessoa,

- Foto com "Portrait"
(Comparar com foto tirada "com qualquer letrinha" ou Modo)



Paisagem,  (casas)

- Foto com "Paisagem"
(Comparar com foto tirada "com qualquer letrinha" ou Modo)



Isso deverá fazer parte da nossa prática amanhã em Olinda.


Até amanhã no Alto da Sé!

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