sexta-feira, 23 de março de 2012

MGF - Aula 25


Na aula anterior, durante a segunda parte da aula, foram dadas explicações de natureza geral sobre o objetivo inicial deste Módulo de Gerenciamento de Fotos, e quais as ferramentas utilizadas: o Photoshop e o Bridge, sendo o Bridge parte integrante do Photoshop.

Na aula de hoje iniciamos a utilização do Bridge, para a realização de tarefas especificas, iniciando assim o nosso Fluxo de trabalho inerente ao Módulo.

O objetivo é aprender a "administração do evento dentro do computador".

Usaremos Pastas específicas para cada trabalho.

Na Pasta  1-Arquivo de Projeto, colocaremos o "bruto" ( ou  o grosso ) das fotos.

A Pasta 2- Arquivo Seleção Projeto, será para aquilo que o fotógrafo vai mostrar ao cliente. São resultados selecionados. Dentro desta pasta criaremos duas pastas, Seleção em Horizontal e Seleção em Vertical.

Na Pasta 3-Arquivos Testes, usaremos fazer algumas "Brincadeirinhas".

A Pasta 4- Arquivo Exibição, na qual criaremos duas sub-pastas, E-Book 1 e E-Book 2, às quais iremos usar ainda hoje.

Na aula de hoje vamos inicialmente:
A. Aprender a renomear o arquivo 1-Arquivo Seleção Projeto.
B. Fazer um Copião e também um e-book.

Para que possa ficar compreensível desde o início quais foram os procedimentos utilizados, retornarei ao que foi objeto de explicação durante a aula anterior, quando foram dadas as explicações iniciais sobre a estratégia de trabalho.

1. Foi dito que trabalharemos como o disco rígido E.
    
O motivo é a segurança dos dados. Os arquivos e programas neste HD, serão preservados em caso de reinicialização do sistema, ocasião na qual o conteúdo dos demais arquivos serão perdidos.

2. Já encontramos na raiz do disco E, a pasta denominada 1 - Arq Turma CR-002 Manhã.

No modo Lista, pelo nome que lhe foi intencionalmente atribuído, começando por 1, ela aparece na primeira posição da lista das pasta no disco E.

3. Dentro desta pasta (1 - Arq Turma CR-002 Manhã), foram colocadas 15 sub-pastas, cada uma delas correspondente a um exercício prático realizado até aqui durante o curso.

4. Em cada uma dessas 15 sub-pastas, estão fotos associadas aos exercícios que dão nome às pastas, e quando for o caso, novas pastas, individuais com o nome de cada participante, contém as suas fotos durante os exercícios correspondentes. Assim sendo, até o final deste módulo, que durará mais oito aulas, todas as fotos de todos os participantes, estarão disponíveis de uns para os outros.

5- Nos foi solicitado, abrir uma segunda pasta, no disco E, utilizando a seguinte nomeclatura, por razões práticas: 1 - Projeto Senac [ Nome do Aluno ]. A utilização dessa nomeclatura levará a que esta pasta venha a ser a seguinte à pasta 1 - Arq Turma CR-002 Manhã, situada imediatamente abaixo dela, o que facilitará o uso.

6. Foi dito para que após a criação da pasta 1 - Projeto Senac [ Nome do Aluno ], fossem criadas dentro dela, as quatro sub-pastas específicas antes mencionadas: 1 - Arquivo Projeto, 2 - Arquivo Seleção Projeto, 3 - Arquivo Testes, 4 - Arquivo Exibição.

7. Foram os seguintes os comentários feitos sobre o objetivo dessas sub-pastas. A sub-pasta 1 - Arquivo Projeto, é a pasta na qual vamos colocar aproximadamente umas vinte (20) fotos, com as quais iremos trabalhar. A sub-pasta 1 - Arquivo Seleção Projeto, é a pasta onde ficarão as fotos do cliente. Isto é, o fotógrafo põe na pasta 1 - Arquivo Projeto as fotos nas quais vai trabalhar, e irão para a pasta 2 - Arquivo Seleção Projeto, as fotos trabalhadas que ele selecionar. Naturalmente, que já que ao trabalhar as fotos novos arquivos serão gerados, as fotos depois selecionadas e que irão para a segunda pasta, a do cliente, serão diferentes das da pasta 1.

8. Para efeito dos exercícios que vamos durante esse Módulo realizar, nos foi solicitado colocar aproximadamente 20 fotos na pasta 1 - Arquivo Projeto, e a mesma quantidade, na pasta 2 - Arquivo Seleção de Projeto. Estas fotos poderiam ser as mesmas, ou diferentes.

9. Nos foi solicitado ainda, para que abríssemos duas pastas dentro da pasta 4 - Arquivo Exibição. Estas duas sub-pastas deveriam ser nomeadas: E-Book 1 e E-Book 2.

10. Como criar as duas pastas E-Book 1 e E-Book 2:
Clicar uma vez com o botão esquerdo do mouse sobre o arquivo 4 - Arquivo Exibição (no qual queremos criar as duas sub-pastas) para selecioná-lo.
Depois de selecionado, clicar agora com o botão direito do mouse, e na janela de "pop up" que abrir, levar a seta do mouse para a opção "Novo". À direita, escolher "Pasta".
Dentro da pasta 4 - Arquivo Exibição será criada uma pasta "Nova Pasta", faltando agora apenas renomeá-la.

11. Como renomear a pasta: Com o nome "Nova Pasta" selecionado, pressione a tecla "Delete", e o nome "Nova Pasta" será apagado, e o cursor posicionado no inicio, podendo agora digitar: E-Book 1. Feito isso, pressionar a tecla "Enter". A pasta E-Book 1 está criada.

12. Repetir o mesmo procedimento para criar a pasta E-Book 2.

13. Tentando reproduzir o que foi feito hoje em sala, na sequencia, foi dito para selecionar aproximadamente 20 (vinte) fotos, e colocá-las na pasta 1 - Arquivo Projeto.

14. Como fazer isso: Todas as nossas fotos foram disponibilizadas nesse inicio de Módulo, colocadas dentro da pasta 1 - Arq Turma Senac CR-002 Manhã. A escolha dessas fotos pode ser feita abrindo uma das pasta, por exemplo, a nossa própria pasta do último exercício prático externo, que foi o da Casa da Cultura. Nesse caso, vamos à Pasta Prática C Cultura Manhã, e dentro dela encontramos a nossa própria pasta. Dentro dela, estão as fotos que entregamos ao João José, feitas durante esta prática. Selecionamos 20 delas, e as copiamos para a pasta 1 - Arquivo Projeto.

15. Considerando que possa haver quem menos familiarizado em fazer isso sinta necessidade de ajuda, vou explicar em detalhe qual deve ser o procedimento. É assim:

a. Vou começar a mostrar digamos que "do zero".

b. Vamos admitir que olhando para o monitor, o que você vê é a área de trabalho.

c. Inicialmente localize o ícone de iniciar do Windows, o primeiro da barra de ferramenta inferior, à esquerda. O ícone tem um círculo colorido com uma bandeira também colorida dentro. Clique uma vez com o botão esquerdo do mouse, em cima dele. Na janela que abrir, coloque o cursor sobre "computador" e clique uma vez com o botão esquerdo do mouse. À esquerda, abaixo de computador, há Disco Local (E). À esquerda de Disco Local (E), no início da linha, você observará uma setinha apontando para a direita. A presença dessa setinha significa que nesse Disco Local (E) há pastas, como seria de se esperar! Clique uma vez com o botão esquerdo do mouse em cima da pequena seta.Abaixo de Disco Local (E) serão mostradas todas as pastas dentro dele.

d. Ao lado da Pasta 1-Projeto Senac [ Nome ], há também uma setinha. Fazer igual ao dito antes, para ver as pastas que estão dentro dela. Aparecerão as pastas iniciadas por 1 até 4, ali existentes.

e. A primeira sub-pasta, denominada 1-Arquivo Projeto, é onde inicialmente vamos copiar as 20 fotos que escolhermos trazer para aí, as quais estão na sub-pasta Prática C Cultura Manhã, dentro da pasta 1 - Arq Turma CR-002 Manhã.

f. Para copiar essas 20 fotos de uma pasta para outra, devemos primeiro ir até a pasta de onde quero copiar as fotos, no caso a sub pasta Prática C Cultura Manhã. Fazemos assim: clico uma vez com o botão esquerdo do mouse sobre a setinha ao lado de 1 - Arq Turma CR-002 Mnhã, e em seguida, faço o mesmo na setinha à esquerda da sub-pasta Pasta C Cultura Manhã. Aparecerão as pastas dentro dela, cada pasta guarda as fotos de um aluno, escolhemos aí a nossa própria pasta.

g. A nossa própria pasta, não tem setinha à esquerda, porque dentro dela não há sub-pastas. Dentro dela só tem arquivos. Cada arquivo é uma foto. Nesse caso, para abrir a pasta onde estão as nossas fotos, o procedimento é aquele já mostrado antes. Clicamos uma vez com o botão esquerdo do mouse sobre a pasta que contém as fotos, e as fotos dentro dela serão mostradas.

h. Há um atalho se quiséssemos selecionar todas as fotos, que seria pressionar simultâneamente Ctrl + a.
Como só queremos selecionar 20 fotos, vou admitir que sejam as 20 primeiras. Faz-se assim: Pressione a tecla junto da tecla Ctrl na qual há uma seta apontando para cima, e mantenha ela pressionada. Coloque o cursor do mouse sobre a primeira das fotos que quer copiar, e clique uma vez com o botão esquerdo do mouse para selecioná-la. Sempre mantendo pressionado o botão com a seta (em alguns computadores em lugar de uma seta é a palavra "Shift"), clique agora na vigésima foto da sequencia. Da primeira a vigésima, ficarão todas selecionadas.

i. Há geralmente mais de uma maneira de fazermos uma mesma coisa quando usando um computador. Vou indicar uma das maneiras de estando selecionadas as fotos, copiá-las para outra pasta. 

j. Sobre qualquer dos arquivos acima selecionados, clicar uma vez com o botão direito do mouse, para fazer aparecer a chamada janela de "Pop Up". Nela vamos na palavra "copiar" e clicamos uma vez com o botão esquerdo do mouse. Com isso fazemos que aquelas 20 fotos sejam copiadas para uma área do computador, onde ficarão esperando que a gente complete a operação de sua transferência para a pasta destino.

k. A nossa Pasta destino é a sub-pasta 1-Arquivo Projeto, que está dentro da Pasta 1-Projeto Senac [ Nome ]. 

l. Penso que pelas explicações até aqui será fácil localizar essa pasta destino (1-Arquivo Projeto), e selecioná-la clicando em cima dela uma vez, com o botão esquerdo do mouse. Com a Pasta selecionada, clicar sobre ela uma vez agora com o botão direito do mouse. Na janela de "Pop Up" que aparecer, clique em "colar" uma vez, com o botão esquerdo do mouse. As 20 fotos aparecerão finalmente dentro da pasta desejada.

16. Seguindo essas mesmas instruções acima, e dando prosseguimento ao que precisa ser inicialmente feito para só depois iniciarmos a utilização do Bridge para o gerenciamento dessas fotos, precisamos também copiar 20 fotos, agora para a pasta 2-Arquivo Seleção Projeto.
Como já foi dito, podem ser as mesmas, ou podem ser outras fotos, para efeito do que será feito a seguir.

17. Penso que fazer isso será possível seguindo o que já foi feito para copiar os 20 arquivos para a pasta 1-Arquivo de Projeto.

18 Admitindo que agora já temos 20 (ou poderiam ser aproximadamente 20) fotos na pasta 1-Arquivo de Projeto e mais 20 na pasta 2-Arquivo Seleção Projeto, podemos dar início aos primeiros exercícios.

19. Abrir o Bridge.
Na área de trabalho há um ícone facilmente identificável do Bridge. Nele está inscrito Br. Para abrir, clicamos sobre ele uma vez, com o botão esquerdo do mouse.

20 Aberto o Bridge, o botão Essenciais, estará ativado. Ele fica acima, à esquerda dos demais botões Película, Metadados e Saída

21. No campo de trabalho do Bridge à esquerda, na parte superior, vemos lá em cima, dois botões: Favoritos e Pastas. Clicar sobre Pastas. Aparecerá o Disco Local (E), com a sua setinha de lado, e assim como quando trabalhamos no Windows, podemos visualizar a pasta 1-Arquivo Projeto, e ao clicar uma vez sobre ela com o botão esquerdo do mouse, as fotos nela copiadas, aparecerão na área de "Conteúdo" do Bridge, localizada à direita.

22. Lá em cima temos os botões Favoritos e Pastas, mais abaixo, temos os botões "Filtrar", "Coleções" e "Exportar". Clicar sobre o primeiro dos botões: "Filtrar". 

23. No campo abaixo, ir até "Orientação". Verificamos que as fotos na pasta 1-Arquivo Projeto, são separadas em dois grupos. Paisagem e Retrato. Clicando primeiro em Paisagem e depois em Retrato, visualizaremos em uma, as fotos no formato Paisagem, e na outra as de formato Retrato. 

24. Vamos escolher um dos dois modos. Digamos que o "Paisagem". Ao lado da palavra "Paisagem", há a indicação da quantidade de fotos nesse formato. As fotos que são mostradas na área de "Conteúdo", podem agora ser "trabalhadas" usando os recursos do Bridge.

25. Do lado direito no Bridge, em cima, há um botão "Visualizar", e mais abaixo, os botões "Metadados"
e "Palavras-Chave". Foi dito que em "Metadados", além das informações armazenadas junto com a foto, inerentes à câmera, seus ajustes, data da foto, etc, existem campos com informações a serem preenchidos pelo usuário, de acordo com a sua necessidade, ou o seu interesse.

26. Em "Palavras-Chave", estão as opções de definirmos o tipo de Evento, Lugares, e até Pessoas.
Se o lugar, por exemplo, não está entre os ali relacionados, podemos selecionar "Lugares" e clicando no primeiro sinal + da esquerda para direita (localizado abaixo e à direita), denominado "Nova Subamostragem de Palavra-Chave", abre-se um campo onde digitar o nome do novo lugar. Em seguida clicamos no segundo +, à direita, para criar o lugar.

27. Foi mostrado que com as fotos no campo "Conteúdo", podemos virá-la selecionando-a, ou várias ao mesmo tempo, e clicando na barra de ferramenta superior do Bridge, à direita e acima, em uma das setas curvas que representam o giro de 90 graus no sentido anti-horário, ou horário. Seguindo a orientação de ao bater as fotos verticais (Retrato) girá-la de modo que o botão de disparo fique acima, iremos girá-la clicando a seta para girar a foto de 90 graus no sentido anti-horário
Girar fotos no Bridge, não provoca mudanças na sua qualidade, como acontece se o fizermos utilizando o Windows.

Se em "Paisagem" giramos uma foto para o formato "Retrato", a foto automaticamente desaparecerá de "Paisagem", passando a fazer parte de "Retratos".

(Penso que para uma familiarização com as possibilidades que o Bridge oferece, uma boa atitude é sair clicando nos seus botões e tentando em um primeiro contato, intuir as suas potencialidades.)

Agora sim, voltando ao assunto propriamente dito da aula de hoje, lá no início eu dizia que:

Na aula de hoje vamos inicialmente:
A. Aprender a renomear o arquivo 1-Arquivo Seleção Projeto.
B. Fazer um Copião e também um e-book.

Vou começar relembrando o que foi feito para:
A. Aprender a renomear o arquivo 1-Arquivo Seleção Projeto.

1. Selecionamos as fotos na Pasta Seleção, como foi anteriormente descrito. Para selecionar todas, o mais prático é usar Ctrl + a.

2. Clicamos sobre as fotos selecionadas com o botão direito do mouse, e na janela de "Pop Up" escolhemos a opção "Renomear em lote". Abrirá uma janela na qual há campos para preencher.

3. Foi dito para criar dentro da Pasta Seleção de Projeto, duas Pastas: Horizontal e Vertical.

4. No Bridge, quando "Essenciais" está ativado e ativamos "Filtrar", em "Orientação" temos as fotos da Pasta Seleção Projeto acima selecionada, separadas em "Paisagem" e "Retrato".

5. Foi explicado como deveríamos proceder no preenchimento dos campos. A orientação geral foi a de que  em se tratando de atender ao cliente, convém não complicar. Ser simples, direto, objetivo, ater-se ao que é de real interesse do cliente. Isso deve ser dito, porque o Bridge oferece condições a que se acrescente muito mais informações do que as que cumpririam o objetivo de exibir as fotos para o cliente, a fim de permitir ele fazer as suas escolhas. Além do mais é importante saber se o cliente tem as condições necessárias para visualizar o material assim apresentado.

6. Essa página foi configurada para em Pasta de Destino, fosse escolhida a opção "Copiar em Outra Pasta" e isso nos permite clicando em "Procurar" selecionar a Pasta na qual queremos salvar as fotos renomeadas. Podemos por exemplo, escolher a Pasta Horizontal em Pasta Seleção Projeto, para salvar as fotos "Paisagem" renomeadas, e a Pasta Vertical, para salvar as fotos "Retrato" renomeados.

7. Em "Novos Nomes de Arquivos", onde havia Projeto_, à direita do campo Texto, foi escolhido SENAC.
Observar que automaticamente, ao preenchermos o nome do Projeto, lá em baixo, "Novo Nome do Arquivo", muda para "SENAC 20120321_01.JPG.
Devemos ao escrever o nome do Projeto, dar um espaço após a última letra, para que o "Novo Nome do Arquivo" fique assim como acima, e não "SENAC20120321_01.JPG".

8. Em "Data de Criação", a opção escolhida foi "Hoje".

9. Escolhe-se uma das opções para a forma de apresentação da data. Por exemplo, AAAAMMDD.

10. Foi escolhido "Número de Sequência", e dito para começar no número 1.

11. Escolheu-se três digitos como sendo suficiente.

12. Ao clicar em "Visualizar" poderemos ver como ficarão denominados cada um dos arquivos.

13. Finalmente agora, clicamos em "Renomear".

14. Veremos que os arquivos da pasta Paisagem ou Retrato que tivermos escolhido para renomear, estarão agora todos renomeados de acordo com o que definimos, e salvos respectivamente nas Pastas "Horizontal" e "Vertical" da Pasta Seleção Projeto.

E esse foi o primeiro exercício do denominado "Fluxo de Trabalho" deste Módulo.

Vamos para o exercício seguinte do dia.

B. Fazer um Copião e também um e-book.

B1. O Copião (em Pdf).

1. Para fazer o "Copião", o caminho inicial é o mesmo que usaremos depois, quando formos fazer o e-book. Começamos por escolher as fotos que queremos incluir no "Copião". No Bridge, no campo à esquerda, selecionamos "Pastas", e na raiz do Disco Local (E), selecionamos 2-Arquivo Seleção Projeto. No campo "Conteúdo" à direita e embaixo, são mostradas as fotos nessa Pasta. Devemos inicialmente selecionar todas, podendo usar para tal o atalho Crtl + a.

2. Escolhemos para fazer o copião, as fotos Paisagem na Pasta Horizontal.

3. Selecionadas as fotos, buscamos o botão "Saída", que fica acima, ao lado dos botões à sua esquerda, denominados "Essenciais", "Película" e "Metadados". Clicar com o botão esquerdo do mouse sobre a setinha preta ao lado direito da palavra "Saída", e entre as opções apresentadas, escolher "Saída".

4. Foi ressaltado por JJ a importância de usarmos os atalhos que permitem acessarmos "Essenciais", "Películas, "Metadados" etc, os quais são exibidos na janela das opções do botão "Saída". Trata-se de um facilitador do uso que deve ser utilizado por razões práticas.

5. Depois de clicar "Saída" e "Saída", como acima descrito, no campo à direita, vemos dois botões: PDF e Galeria WEB. Para fazer o "Copião", clicamos inicialmente PDF.

6. No campo que surge abaixo, no Combo "Modelo", foi escolhido "Folha de contato 4X5". Significa que na folha especificada para o "Copião", teremos quatro colunas e 5 linhas, totalizando 20 fotos por folha.

7. Em "Documento". Mantemos "Papel Internacional" e escolhemos "Tamanho A4".

8. Nós vamos fazer dois "Copiões". Nesse caso, o primeiro faremos usando fundo branco, e nesse caso teremos o cuidado de escolher as letras (em texto), pretas.

9. A escolha do fundo branco, é em "Documento" no chamado "Combo-Box" denominado "Fundo".

10. A escolha das letras pretas, é em "Sobreposições" no Combo "Preto".

11. Não usamos nesse exercício Cabeçalho ou Rodapé, nem Marca D'agua (que não tem sentido em um copião).

12. Agora que definimos esses campos acima, devemos clicar uma vez com o botão esquerdo do mouse no botão "Atualizar Visualização". Instantes depois em visualização de saída será mostrado o 'Copião", de acordo com o que foi especificado.

13. O trabalho falta ser salvo. Se verificamos através da visualização que nos é oferecida que está tudo de acordo com o que queremos, resta salvar. Para salvar, clicar uma vez com o botão esquerdo do mouse, sobre o botão "Salvar" localizado na parte inferior.

14. Abrirá a janela "Salvar..." do Bridge, para que possamos escolher a pasta onde queremos salvar o "Copião".

15. Antes de escolher a Pasta onde o "Copião" deverá ser salvo, escolhemos um nome para o arquivo. No caso, o nome escolhido pode ser Copião Fundo Branco.

16. Um caminho para ir para o Disco Local (E):
Área de Trabalho depois Computador, e aparecerão os HD's.
Escolho o Disco Local (E) e dentro dele a Pasta  1-Projeto Senac [ Nome ], e dentro dela, vou à Pasta 2-Arquivo Seleção Projeto.

17. Essa pasta já guarda as 20 fotos anteriormente nele colocadas. O "Copião" será copiado na mesma pasta onde estão as fotos. Ou poderíamos escolher a Pasta Horizontal para nela salvar o "Copião", junto com as fotos Paisagem anteriormente renomeadas.

18 Depois de uns instantes gerando o PDF, aparecerá uma janela avisando que a "Folha de Contato Foi Processada". Clicar em OK.

19. Indo agora no campo à esquerda, na raiz do Disco Local (E), e dentro de 1-Projeto Senac [ Nome ] abrindo a Pasta 2-Arquivo Seleção Projeto, constataremos que o "Copião" estará lá junto com as fotos anteriormente nela copiadas.

Assim como foi criado um "Copião" com o fundo branco, foi em seguida dito para fazermos um outro "Copião", agora com o fundo preto. Isso serviu para mostrar que os "Copiões" com o fundo preto são mais bonitos, são melhores de neles se ver as fotos.

Poderíamos agora fazer um "Copião" com as fotos da Pasta Seleção Projeto no formato "Retrato" e colocá-lo na Pasta Vertical da Pasta Seleção Projeto.

A partir das descrições acima, é só repeti-las para as novas condições desejadas.

E por último...

Como fazer o e-book.

 B2. O e-book.

Como dito anteriormente, os primeiros passos são iguais aos necessários para se fazer o "Copião".

1. Para fazer o "e-book", começamos por escolher as fotos que queremos incluir no "e-book". No Bridge, no campo à esquerda, selecionamos "Pastas", e na raiz do Disco Local (E), selecionamos em 1 - Arquivo Seleção Projeto, as fotos que incluiremos no "e-book". No campo "Conteúdo" à direita e embaixo, são mostradas as fotos dessa Pasta. Inclusive o "Copião" criado anteriormente. Devemos inicialmente selecionar todas as fotos, podendo usar para tal o atalho Crtl + a, se queremos usar todas elas no "e-book". Se não queremos que no "e-book" incluir o "Copião", devemos desmarcá-lo, pressionando Ctrl e clicando uma vez com o botão esquerdo do mouse sobre ele.  

2. Prosseguimos clicando em "Saída" e "Saída", como acima descrito, e no campo à direita, veremos dois botões: PDF e Galeria WEB. Para fazer o "e-book", clicaremos em "Galeria WEB".

3. O campo que surge abaixo começa por informações do site.

4. Naturalmente os campos aí encontrados, tais como "Título da Galeria", Legenda da Galeria, Sobre esta Galeria, poderiam ser preenchidos de acordo com o interesse do fotógrafo. Para efeito de criarmos nosso e-book eles serão deixados como encontrados. Também os campos de Nome, e Cores. 

5. Em Aparências, caso desejemos que abaixo de cada foto apareçam os nomes dos arquivos, assinalamos o quadradinho "Mostrar Nomes de Arquivo."

6. Em seguida, clicamos em "Atual. Visual" para visualizar o e-book antes de salvar.

7. É gerado o arquivo em Pdf.

8. Em seguida clicar em "Salvar". Abrirá uma janela "Salvar" do Bridge, para escolha do local onde queremos salvar o "e-book". Devemos nomeá-lo e salvar na Pasta E-Book 1, localizada dentro da Pasta Arquivo Exibição.

9. O Bridge gera o arquivo Pdf e abre uma janela "Gerar Folha de Contato em PDF", informando "PDF gerado satisfatoriamente". Clicar em OK. O arquivo e-book 1.pdf foi criado na Pasta E-Book 1.

10. Clicando duas vezes sobre ele com o botão esquerdo do mouse, o arquivo abrirá com o Adobe Reader, o qual  precisa portanto estar instalado.

Foi comentado que o arquivo PDF pode ser impresso por uma impressora jato de tinta.
Para enviá-lo por e-mail para o cliente, é necessário antes compactar o arquivo, o que deve ser feito no Windows, através de um software de compactação que pode ser o Zip ou Rar.

O cliente também precisará ter o Flash instalado para ver o e-book.

Para compactar o arquivo e-book.pdf:

1. Abrir o Windows.

2. Localizar a pasta E-Book 1, onde se encontra o arquivo e-book.pdf a ser compactado.

3. Clicar sobre o arquivo a compactar, com o botão direito do mouse.

4. Abrirá uma janela na qual uma das opções é indicativa de abertura daquele arquivo no Zip ou Rar, programas que fazem a compactação do arquivo.

5. No programa compactador utilizado no computador, proceder a compactação, indicando a pasta onde quer que seja salvo o arquivo compactado. Essa pasta pode ser a Pasta E-Book 1.

E ficamos nesse ponto por hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.