quarta-feira, 7 de março de 2012

ME - Aula 15 (Segunda Aula Prática)

Hoje foi a segunda Aula Prática Externa.

Local: Alto da Sé em Olinda.

Exercitar o conceito de Profundidade de campo foi o principal objetivo da aula.

Além disso foi  solicitado que comparássemos fotos tiradas no Modo Scene - Landscape e Scene - Portrait, com a mesma foto tirada em qualquer dos modos: Manual, Aperture ou Speed.

Para começar, as fotos puderam ser feitas no ambiente típico das agradabilíssimas casas de Olinda, na ladeira da Misericórdia. 

Nosso companheiro Botelho abriu as portas da sua casa, e as primeiras fotos que abaixo vou postar, foram em  meio a um clima de hospitalidade, bolos, sucos  e cafezinhos...

Abrindo um parêntese, quando eu aprendo algo que para mim surge como uma grande novidade, gosto de passar à frente, pois as vezes o novo conhecimento é valioso para fazermos as coisas melhor, ou para evitar perdas de tempo na descoberta da solução de alguma esquisitice.

Faz tempo que observei na minha câmera, Nikon D7000, que o ruído que denuncia o funcionamento do obturador, não satisfazia a minha expectativa de rapidez, considerando que eu estava operando com velocidades altas.

Hoje, eu estava fotografando com velocidade acima de 1/500 segundo, e JJ ouviu o ruido da minha câmera. De imediato ele disse: "Você está com velocidade baixa!"

Aproveitei para para mostrar a ele esse "problema" que a tempos eu vinha observando.
Tudo ficou resolvido quando JJ aplicou o "Reset" nas configurações Personalizadas da câmera.

O motivo da "anormalidade" acima referida, era o fato de a câmera estar configurada, para antes de bater a foto, levantar o espelho. Lembrei de um dia, ter configurado a câmera assim, para avaliar a sua influência na nitidez da foto, quando usamos ou não essse recurso.

Como JJ havia falado em uma das aulas, o movimento do espelho ao apertarmos o botão de disparo em condições críticas, quando fotografando com baixíssimas velocidades e, portanto usando um tripé, pode influenciar negativamente a qualidade da foto. 

Melhor que o espelho pudesse subir antes da foto, e assim ficaria eliminado o efeito perturbador do seu movimento, pelo que a foto agradece.

Esqueci a configuração para só bater a foto com o espelho levantado, e como disse JJ, com isso eu estava perdendo o tempo da foto!
Era introduzido um atraso de 2 s entre o instante do clique e o efetivo disparo. 

Agora, com esse alerta,  tenho certeza que você "não cairá" nessa!

E agora as fotos que ilustram a prática de hoje.

Para começar algumas fotos para treinarmos a PC (Profundidade de Campo).

Consistiu em escolher dois ou de preferência três "assuntos" não é? :-))) 
Três objetos a fotografar!
Todos relativamente pertos uns dos outros, e fazer fotos com o foco no manual.
Cada foco em um dos objetos, com os ajustes da máquina de modo a que os demais fiquem desfocados.
Isto é, somente um focado, e os demais fora da PC.

O ponto de partida foi ajustar os três elementos descritos na aula anterior: Diafragma, Distancia Focal e Distancia Real, de modo a que daí resultasse uma PC a menor possível.

Com base nas explicações dadas, o Diafragma deveria ser ajustado para a maior abertura possível (f/5.6 em algumas câmeras ou menos), a Distancia Focal maior possível (dependendo da objetiva usar a tele-objetiva) e buscar uma distância dos objetos a fotografar próxima o suficiente para conseguir os resultados desejados.

As fotos a seguir, mostram os resultados que consegui:











Passamos então as comparações acima mencionadas entre fotos de paisagens (e Olinda é um lugar maravilhoso para isso), no Modo Scene - Landscape e com a câmera em Manual (M), Aperture (A) ou Speed (S).

As fotos a seguir, estão dispostas de modo que a primeira é sempre a obtida no Modo Landscape, e a segunda com a câmera no Modo Manual. O Modo Scene, o Modo para o qual JJ despertou o nosso interesse na aula anterior, ao comentar sobre as suas possibilidades. Neste Modo, um programa uma vez informado da nossa intenção, promove ajustes que não teríamos, ao escolher o modo Manual. Em certos casos, como em Landscape, ela promove inclusive o ajuste de cores.







E finalmente, eis que restaria mostrar a comparação entre duas fotos do tipo "Portrait", tiradas com o Modo Scene - Portrait e com o Modo Manual (M), Aperture (A) ou Speede (S).

Aproveitei ainda na fase inicial da nossa manhã quando nosso companheiro Fernando pacientemente servia de modelo, para realizar essa parte do nosso exercício.

Vou postar a seguir as duas fotos, mas de antemão, já aviso que não atenderam ao solicitado para esse exercício. A foto no Manual, tudo bem! Mas a do modo Scene que deveria estar selecionada para "Portrait" estava selecionada para outra condição, e só mais tarde notei.

Serviu de lição para que da próxima vez eu preste mais atenção, em vez de ficar por aí batendo foto com uma analógica velha de mais de 35 anos! :-)))

Modo Scene (Errado): "Desabrochar"

 Modo Aperture (A)

Essas duas últimas fotos são o exemplo de como não devem ser!
Eu que pouco antes estava fotografando dentro da casa, com ISO 400, não retornei o ISO para 100. deveria ter usado uma abertura de diafragma a maior possível e bater com uma distancia focal maior do que eu usei, para desfocar o fundo, que no caso de "Portraits" como se sabe, pode causar distração.

A aula foi mais uma ótima oportunidade para "metermos a mão na massa".
Estamos aos poucos ficando cada vez mais sabidos. 
Claro que "Errar é Umano"!  :-)))

Até amanhã em sala!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.