E de repente, chegamos a aula vinte!
... e durante a quinta feira dia 22, alcançaremos a metade do curso.
Hoje, a terceira prática externa foi para exercitarmos a escolha das curvas de cores, a foto monocromática, os demais ajustes para controle da foto tais como Neutro e Vivo, e naturalmente o uso dos filtros.
O conjunto inicial de fotos, de 1 a 6, foi para testar uma curva de temperatura que a princípio estimei como podendo ser próxima da real. Em torno dela, para cima e para baixo, escolhi outras curvas, para observar o quanto o distanciamento da curva "real", implicaria no avermelhamento ou azulamento da foto, pelos motivos que agora já sabemos.
Foto 01
P 1/320 f 1/5.6 105 mm
Esta primeira foto foi com o Equilíbrio de Brancos em Automático.
Foto 02
P 1/320 f 1/5.6 105 mm
A curva estimada com a qual resultou essa foto foi a de 5880 graus Kelvin.
Foto 03
P 1/320 f 1/5.6 105 mm
Aumentei de 5880 para 8330 graus Kelvin.
A foto avermelhou, significando que está acima da "real".
Foto 04
P 1/320 f 1/5.6 105 mm
Reduzi o ajuste para 4550 graus Kelvin.
A foto perdeu o avermelhado, mas não azulou como eu esperava.
Penso que os 5880 graus Kelvin inicialmente estimados pode ter sido demais.
Esta foto não está muito longe da curva "real".
Foto 05
P 1/250 f 1/5.6 105 mm
Agora considerei 10 000 graus Kelvin,
para observar o avermelhamento máximo.
Foto 06
P 1/250 f 1/5.6 105 mm
E por último baixei a curva par o outro extremo 2 500 graus Kelvin,
para observar o azulamento máximo.
Prosseguindo, as fotos 07 e 08, são para comparar o efeito de escolher "Vivo" ou "Neutro", em "Definir Picture Control" do "Menu de Disparo".
Foto 07
Vivo
P 1/125 f 1/5.6 38 mm.
Foto 08
Neutro.
P 1/160 f 1/6.3 38 mm.
As fotos seguintes, de 09 a 13, em Sépia (4), tem entre si a diferença no uso dos filtros (digitais).
Foto 09
P 1/60 f 1/160 38 mm
Sem Utilização de filtro.
Foto 10
P 1/60 f 1/160 38 mm.
Com filtro Amarelo.
Foto 11
P 1/60 f 1/160 38 mm.
Com filtro Laranja.
Foto 12
P 1/60 f 1/160 38 mm.
Com filtro Verde.
Foto 13
P 1/60 f 1/160 38 mm.
Com filtro Vermelho.
Não é um preto e branco bonito como o que se pode obter com filmes analógicos,
ou a partir da foto colorida que é posteriormente trabalhada no Photoshop
Foto 14
P 1/640 f 1/6.3 92 mm.
Fotos 15, 16 e 17, variações do Equilíbrio de Brancos.
Foto 15
A 80 5.6 200 85 Sombra NL
Foto 16
A 80 5.6 200 85 Nublado NL
Foto 17
A 100 5.6 200 90 Luz Solar Direta VI
Obs: O ISO esteve em 3200 (!) nas fotos anteriores. Nas fotos seguintes corrigi esse valor desnecessário.
As fotos de 18 a 22, são com variações do ajuste da temperatura de cor. A foto 18 considera a curva de 5000 graus Kelvin, e as demais são variações para baixo ( 3850 e 3030 graus Kelvin) e para cima (7140 e 10 000 graus Kelvin).
Foto 18
A 60 6.3 800 98 5000 SD
Foto 19
A 60 6.3 800 98 3850 SD
Foto 20
A 80 6.3 800 98 3030 SD
Foto 21
A 50 6.3 800 98 7140 SD
Foto 22
A 60 6.3 800 98 10 000 SD
As fotos seguintes, de 23 a 27 mostram as variações para o "Balanço de Brancos" em "Auto" e "Definir Picture Control" em "Standard", com as curvas de temperatura de, 5000, 5880 e 3850 graus Kelvin e "Definir Picture Control" em Vivo, e ainda, com "Luz Solar Direta" e Vivo.
Foto 23
A 160 5.6 400 105 Auto1 SD
Foto 24
A 125 5.6 400 105 5000 VI
Foto 25
A 100 5.6 400 105 Luz Solar Direta VI
Foto 26
A 100 5.6 400 105 5880 VI
Foto 27
A 100 5.6 400 105 3850 VI
Fotos de 28 a 34, com curva de temperatura 5000 graus Kelvin e variações na definição de cores (Vivo, Neutro e diferentes tonalidades de Monocromático).
Foto 28
A 80 6.3 400 42 5000 VI
Foto 29
A 60 6.3 400 42 5000 SD
foto 30
A 60 6.3 400 42 5000 Monocromático
foto 31
A 60 6.3 400 42 5000 Monocromático Com Ajuste de Tonalidade 1
foto 32
A 60 6.3 400 42 5000 Monocromático Com Ajuste de Tonalidade 2
Nas fotos de 33 a 37, A primeira delas, (Foto 33) está com ajuste para Luz Solar Direta, a seguinte (Foto 34) considera a curva de temperatura para 4000 graus Kelvin, e nas três seguintes, a curva de temperatura é aumentada para respectivamente 4550, 5000 e 5560 graus Kelvin.
Foto 33
A 80 4.5 800 34 Luz Solar Direta VI
Foto 34
A 60 4.5 800 34 4000 VI
Foto 35
A 60 4.5 800 34 4550 VI
Foto 36
A 100 4.5 800 34 5000 VI
Foto 37
A 60 4.5 800 35 5560 VI
As fotos de 38 a 40, foram tiradas com curvas de temperatura de 4170, 5000 e 6250 graus Kelvin.
Foto 38
A 125 6.3 800 18 4170 VI
Foto 39
A 100 6.3 800 18 5000 VI
Foto 40
A 160 6.3 800 18 6250 VI
E concluindo, o exercício a seguir foi em atendimento a solicitação para que o exercício sobre profundidade de campo da aula prática anterior fosse concluído, acrescentando-se às fotos dos três objetos com o foco em cada um e os outros dois desfocados, uma foto final na qual todo o assunto estivesse em foco.
Foto A
A 6 5.6 200 90 Auto1 SD
Foto B
A 6 5.6 200 90 Auto1 SD
Foto C
A 10 5.6 200 90 Auto1 SD
Foto D (Final)
A 4" 22 200 90 Auto1 SD
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