domingo, 18 de março de 2012

ME - Aula 20 (Terceira Aula Prática Externa)

E de repente, chegamos a aula vinte!

... e durante a quinta feira dia 22, alcançaremos a metade do curso.

Hoje, a terceira prática externa foi para exercitarmos a escolha das curvas de cores, a foto monocromática, os demais ajustes para controle da foto tais como Neutro e Vivo, e naturalmente o uso dos filtros.

O conjunto inicial de fotos, de 1 a 6, foi para testar uma curva de temperatura que a princípio estimei como podendo ser próxima da real. Em torno dela, para cima e para baixo, escolhi outras curvas, para observar o quanto o distanciamento da curva "real", implicaria no avermelhamento ou azulamento da foto, pelos motivos que agora já sabemos.  

Foto 01
 P  1/320  f 1/5.6  105 mm
Esta primeira foto foi com o Equilíbrio de Brancos em Automático.

Foto 02
P  1/320  f 1/5.6  105 mm 
A curva estimada com a qual resultou essa foto foi a de 5880 graus Kelvin.

Foto 03
 P  1/320  f 1/5.6  105 mm
Aumentei de 5880 para 8330 graus Kelvin.
A foto avermelhou, significando que está acima da "real".

Foto 04
 P  1/320  f 1/5.6  105 mm
Reduzi o ajuste para 4550 graus Kelvin.
A foto perdeu o avermelhado, mas não azulou como eu esperava.
Penso que os 5880 graus Kelvin inicialmente estimados pode ter sido demais.
Esta foto não está muito longe da curva "real".

Foto 05
 P  1/250  f 1/5.6  105 mm
Agora considerei 10 000 graus Kelvin, 
para observar o avermelhamento máximo.

Foto 06
P  1/250   f 1/5.6   105 mm
E por último baixei a curva par o outro extremo 2 500 graus Kelvin, 
para observar o azulamento máximo.

Prosseguindo, as fotos 07 e 08, são para comparar o efeito de escolher "Vivo" ou "Neutro", em "Definir Picture Control" do "Menu de Disparo".

Foto 07
 Vivo
P  1/125  f  1/5.6  38 mm.

Foto 08
Neutro.
P  1/160   f  1/6.3  38 mm.

As fotos seguintes, de 09 a 13, em Sépia (4), tem entre si a diferença no uso dos filtros (digitais).


Foto 09
 P  1/60  f 1/160  38 mm
Sem Utilização de filtro.

Foto 10
P  1/60  f 1/160  38 mm.
Com filtro Amarelo. 

Foto 11
P  1/60  f 1/160  38 mm.
Com filtro Laranja. 

Foto 12
P  1/60  f 1/160  38 mm.
Com filtro Verde. 

Foto 13
P  1/60  f 1/160  38 mm.
Com filtro Vermelho.

A foto 14 é em P&B da câmera digital.
Não é um preto e branco bonito como o que se pode obter com filmes analógicos,
ou a partir da foto colorida que é posteriormente trabalhada no Photoshop


Foto 14
P  1/640  f 1/6.3  92 mm.

Fotos 15, 16 e 17, variações do Equilíbrio de Brancos.

Foto 15
A 80 5.6 200 85 Sombra NL

 Foto 16
A 80 5.6 200 85 Nublado NL

Foto 17
A 100 5.6 200 90 Luz Solar Direta VI

Obs: O ISO esteve em 3200 (!) nas fotos anteriores. Nas fotos seguintes corrigi esse valor desnecessário. 

As fotos de 18 a 22, são com variações do ajuste da temperatura de cor. A foto 18 considera a curva de 5000 graus Kelvin, e as demais são variações para baixo ( 3850 e 3030 graus Kelvin) e para cima (7140 e 10 000 graus Kelvin).

Foto 18
A 60 6.3 800 98 5000 SD

Foto 19
A 60 6.3 800 98 3850 SD

Foto 20
A 80 6.3 800 98 3030 SD

Foto 21
A 50 6.3 800 98 7140 SD

Foto 22
A 60 6.3 800 98 10 000 SD

As fotos seguintes, de 23 a 27 mostram  as variações para o "Balanço de Brancos" em "Auto" e "Definir Picture Control" em "Standard", com as curvas de temperatura de, 5000, 5880 e 3850 graus Kelvin e "Definir Picture Control" em Vivo, e ainda, com "Luz Solar Direta" e Vivo.

Foto 23
 A 160 5.6 400 105 Auto1 SD

Foto 24
 A 125 5.6 400 105 5000 VI

Foto 25
 A 100 5.6 400 105 Luz Solar Direta VI

Foto 26
 A 100 5.6 400 105 5880 VI

Foto 27
 A 100 5.6 400 105 3850 VI

Fotos de 28 a 34, com curva de temperatura 5000 graus Kelvin e variações na definição de cores (Vivo, Neutro e diferentes tonalidades de Monocromático).

Foto 28
A 80 6.3 400 42 5000 VI 

 Foto 29
A 60 6.3 400 42 5000 SD

 foto 30
A 60 6.3 400 42 5000 Monocromático

 foto 31
A 60 6.3 400 42 5000 Monocromático Com Ajuste de Tonalidade 1

foto 32
A 60 6.3 400 42 5000 Monocromático Com Ajuste de Tonalidade 2 

Nas fotos de 33 a 37, A primeira delas, (Foto 33) está com ajuste para Luz Solar Direta, a seguinte (Foto 34) considera a curva de temperatura para 4000 graus Kelvin, e nas três seguintes, a curva de temperatura é aumentada para respectivamente 4550, 5000 e 5560 graus Kelvin.

Foto 33
A 80 4.5 800 34 Luz Solar Direta VI

 Foto 34
A 60 4.5 800 34 4000 VI 

Foto 35
A 60 4.5 800 34 4550 VI

 Foto 36
A 100 4.5 800 34 5000 VI 

Foto 37
A 60 4.5 800 35 5560 VI 

As fotos de 38 a 40, foram tiradas com curvas de temperatura de 4170, 5000 e 6250 graus Kelvin.

Foto 38
A 125 6.3 800 18 4170 VI 

Foto 39
  A 100 6.3 800 18 5000 VI

 Foto 40
 A 160 6.3 800 18 6250 VI

E concluindo, o exercício a seguir foi em atendimento a solicitação para que o exercício sobre profundidade de campo da aula prática anterior fosse concluído, acrescentando-se às fotos dos três objetos com o foco em cada um e os outros dois desfocados, uma foto final na qual todo o assunto estivesse em foco. 


Foto A
 A 6 5.6 200 90 Auto1 SD

Foto B
 A 6 5.6 200 90 Auto1 SD

Foto C
 A  10  5.6  200  90  Auto1  SD

Foto D (Final)
 A  4"  22  200  90  Auto1  SD

 C'est Fini.

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