terça-feira, 20 de março de 2012

ME - Aula 22.

Foto do site Digital Photography School.
Photography Tips & Tutorial,
27 Beautiful Black and White Portraits.


Durante a nossa aula de hoje, a análise das fotos da terceira prática, no Mercado da Madalena, sob a ótica dos conceitos de composição considerados na aula passada.

Vetores físicos de ação!
Estando a pessoa de lado, é importante observar os vetores, para considerar a direção da sua resultante. Pode-se pedir à pessoa para mudar um pouco de posição, ou buscar encontrar o seu próprio melhor posicionamento em relação ao objeto fotografado.

As vezes é preciso dar mais corpo à pessoa na foto.

Ficar atento à espacialidade  e temporalidade dentro do espaço bidimensional.

A verdade da imagem é a leitura que dela se faz! 
Fiz o clique, ela tem vida própria. Independente da leitura que eu fiz. Cada um poderá interpretar à sua maneira.

A propósito ocorreu de relembrar o exemplo da foto que fez o fotógrafo Evandro Teixeira, do Zig Zig sobre a baioneta do fuzil, à época da ditadura militar no Brasil.  Ela marcou pela aparente intenção de contrastar a força com a leveza, e outras interpretações as vezes poéticas que surgiram. No entanto, conforme confessou o próprio autor, ele não teve a intenção que lhe foi atribuída. Apenas ele observou no detalhe, e "clicou" por ter achado interessante. Claro que ao perceber a dimensão que ganhou a foto, à qual foi primeira página de jornais e foi distribuída para agências internacionais, tornando-se um ícone do período da ditadura militar no Brasil, muito questionou-se quanto ao fato de não tê-la feito conscientemente.

Sempre que tem diagonal, tem dinâmica.

O ato fotográfico deve ser pensado como fotografia! Enquadramento e tudo o mais...

Quando se tem um bom assunto, vale a pena antes de fotografar, andar arredor, observar, escolhendo o melhor ângulo...

Ao comentar uma das fotos, chamou atenção para o fato de que a pessoa fotografada olhava para fora da foto. Melhor seria que olhasse para dentro, pois isso resultaria em uma  melhor composição do assunto.
Duas opções para fazê-lo: interferir ou mudar o seu próprio ângulo.

O Digital Light pode ser usado para controlar "estouros de luz". Um ajuste mais alto, reduz pontos localizados de luz que estão em excesso.

As vezes perde-se uma foto, quando não se cria uma unidade. Fotos em grupo, devem todos estarem olhando em uma mesma direção. Em uma foto na qual as pessoas olham para os lados, e só uma na sua direção, aquele que olhar em direção à câmera, atrairá mais atenção.

"Vocês lembram de quando se dizia OLHEM O PASSARINHO? Aquilo tinha por finalidade criar unidade na fotografia.

Foi recomendado conhecer o site Escola de fotografia digital,  site criado e editado por Darren House, mantido por fotógrafos americanos, onde há  muitas postagens de fotos,  tutorials  etc...  Muito interessante! O Darren House também tem um excelente Blog! Vale a pena visitá-lo.


O endereço do DPS:
WWW. digital-photography-school.com

É também recomendável conhecer o Image  Bank  - site de fotos à venda.

Foram mostradas fotos (à venda) do Image Bank, as quais foram analisadas do ponto de vista da composição.

Uma foto na qual de uma árvore mostram-se os galhos, importante para dar consistência à foto, que se mostre o tronco da árvore.

Na próxima quinta, dia 22, depois de amanhã, inicio da parte do curso sobre o gerenciamento de fotos. Local: sétimo andar do prédio principal, sala 3.

Isabela mencionou o resultado de um concurso internacional de fotografia, no qual a foto vencedora havia sido muito manipulada, até mesmo para a criação de elementos irreais, e a polêmica em torno da validade desse tipo de interferência na foto original.


Comentou JJ:


Concursos fotográficos tem lá suas regras, e pode-se adotar conceitos próximos dos do fotojornalismo, no qual se tem que preservar a realidade!

Por outro lado, pode-se também em alternativa dependendo do caso, permitir interferências criativas na foto, incentivando o uso da criatividade.

Dependendo da composição, pode ser inteiramente mudada a leitura da foto.

Prosseguindo nas análises de fotos:

Botar pessoas mais para dentro da foto, e tirar os excessos.

A inversão de uma foto também foi mostrado que pode mudar para melhor a leitura de uma foto.

"Posso fazer bom ou ruim, bonito ou feio, de um mesmo assunto! Depende da minha intenção."

São muitas as fotos no Flickr de profissionais que as enviam para o Digital Photography School.

Recomendável o cuidado profissional do fotógrafo ao expor as suas fotos.
Fazê-lo com critério.

Às vezes é por achar a foto engraçada, que muitos incorrem no erro de expondo-as, terminarem por comprometer assim o seu trabalho.

JJ mencionou o quanto é parcimonioso em postar fotos no site da Olhares. Passou um ano sem postar nenhuma, e recentemente postou três, mas pensa em retirar uma delas, da qual não gostou.


(  Qual a que JJ vai retirar? Podemos ir rápido olhar as três, e depois de mais algum tempo, voltar para encontrando só duas, saber qual a que ele retirou! :-)))  )

O acaso e a sorte ajudam muito, mas temos de ter consciência da possibilidade.

"Criar estruturas que sejam interessantes."

E por aqui foi encerrada a aula de hoje, diante da admiração compartilhada por todos, de que a manhã havia passado muito ligeiro!

Amanhã será a quarta prática externa, na Casa da Cultura que abre às 9h, quando deveremos por em prática todos os aspectos teóricos abordados: borrar, congelar, panning ou panorâmica, zooming, profundidade de campo, cores e composição.

Depois de amanhã, na quinta feira, dia 22, início de gerenciamento de fotos.


Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.