quinta-feira, 29 de março de 2012

MGF - Aula 29.



Foto em Três Cores (apenas para exercitar a técnica).
Assunto de hoje:

3 - Função Cortar (Não realizado na aula anterior)
       "Corte Livre"
       "Corte Dimensional"

4 - Bônus ...???

Revisão 29/03/2012.

1 - Ferramentas:
    "Níveis"
                     - Ajustes nos Níveis de Preto e Branco.
                     - Latitude Dinâmica
                     - Equilíbrio dos Cinzas

     "Curvas"
                      -Ajuste do Contraste das Médias.
                     - Ajuste das Tendências de Cor.
                     - Ajustes de Diferentes Níveis de Imagens.
                     - Ajustes Livres de Tendências e Contraste da Imagem.

2 - Máscara de Camada
                 Efeito "Blur" (Desfoque)
                 Efeito "Movimento"

Assuntos do dia...

1- Função Cortar:
              Corte livre.
              Corte dimensional.

2 - PPI e Espaço de Cor.
              Corte Livre.
              Corte Dimensional.

3 - Tipos de Arquivo:
         Salvar  como "PSB".
         Salvar como "TIFF".
         Salvar como "JPEG".

4 - " Bônus..." ????

Foi comentado:

"Quando trabalhamos com camada de ajuste, trabalhamos com maior controle."

"Processo não destrutível de pixel - camada eletrônica que não interfere nos pixels da imagem. Só interferindo na resposta dele próprio. Por enquanto não estamos usando esse recurso."

"Mas, só depois vamos passar para isso..."

Inicio da Revisão:

Foi escolhida uma imagem.
Em seguida foi em Imagem/Ajustes/Niveis...
Na janela "Niveis" puxou o cursor preto, até identificar o preto, e deixou lá o cursor.

Também analisou o branco, que na imagem escolhida não era preponderante.

Em seguida, foi criada uma "Camada Fundo Cópia".

"Só com essa ferramenta já posso ajeitar tudo."

"Se quer fazer tudo direitinho, deixar o ponto de gama para fazer em outra etapa."

"Como é recomendado (fazer), estabilizar em seguida, o meu RGB de cinza médio: isto é, clicar com a segunda pipeta na área de trabalho."

Feito isso, prosseguiu criando agora uma segunda camada, a "Camada Fundo de Cópia 2".

Em seguida, foi em Imagem/Ajustes/Curvas e atuou na curva, criando dois pontos, o primeiro mais próximo da origem, foi onde atuou. O canal usado, o verde.

Fez a comparação das imagens, após salvá-las  na pasta testes.

Em continuação expôs foto de Aline (tendo Rita próximo a ela e outras pessoas mais distantes. A proposta foi deixar Aline em colorido e desfocar todo o resto, dando um efeito de pequena profundidade de campo. Como Rita está muito próximo de Aline, em Rita seria providenciado para ela aparecer menos desfocada do que as demais pessoas ao fundo da foto.

Para tal começou criando duas camadas: as Camadas "Fundo Cópia 1" e Camada Fundo Cópia 2."

Na "Camada Fundo 2" usou o "Desfoque Gaussiano",  usou grau de desfoque 17. Isso provocou o desfoque na imagem como um todo.

Em seguida foi para primeira camada, e criou uma máscara  ao lado.

"Foi dito que Ctrl I inverte a mascara."

Feito isso, selecionou a Camada de cima, e a pintou de preto, exceto Aline.

"No pincel procure transição suave. 50  a  55 % está bom!"

"Acrescento preto na camada de cima e vai aparecendo a de baixo."

Como quero Rita mais nítida, uso opacidade 10% e pincel branco para ir pintando sobre o preto, na área onde está Rita, para ela aparecer um pouco mais, ainda que não tão nítida.

"Amplia a imagem e volta ao pincel preto, para fazer os retoques."

"Tirar o olhinho de baixo para mais controle sobre o que está fazendo na camada de cima . Seguir retocando. Para isso diminue-se o tamanho do pincel."

Conseguimos assim:

Meia transparência;
Transparência total;
Não transparência.

"Em Camada/Mesclar Camadas, junto as camadas...

"Também tem como ver, Etapas trabalhadas  anteriormente."

"Tratamento de pele, virá no final depois de tratamento da imagem."

E agora, findada a revisão, o primeiro assunto do dia:

Escolhida a Imagem de uma flor, fora da regra dos terços.

O corte livre é uma das maneiras de fazer...

Vai na ferramenta de Corte e trás o retângulo para dentro da figura. O ícone de corte fica na  Barra de Opções à esquerda.

Explicou como fazer o corte livre. Seleciona uma área pequena dentro da foto, apareceu uma janelinha, ao clicar com o botão direito do mouse, e aí escolhe corte.

"O corte atua sobre todas as camadas."

"Se lá em cima não aparecem números, o corte é livre."

"Se clicar Imagem Frontal em Preferencias define-se a indicação centímetros) .
Fica em unidade de régua lá onde se faz a Configuração Básica do Photoshop."

"Depois que defino  a resolução gráfica, não posso mais mexer livremente no quadrado do crop."

O crop mantém a resolução. (imagem frontal)

Em seguida foi mostrado como por a foto na regra dos terços.

Em mude os parâmetros, posso tornar vertical.

Não altera a resolução gráfica.  O corte é dito dimensional.

Para corte livre, clicar em "Apagar".

Se for imprimir, não fazer por onde perder resolução gráfica.

Lá em cima digo se quero imprimir 10x15, ou outro tamanho qualquer.

Continuando, mostrou como transformar a precisão de uma foto, de 72 ppi (pixels por polegada), em 300 ppi.
Também, como transformar de sRGB para adobe RGB, para uma melhor densidade cromática.

"Processo tudo com maior densidade."

Como fazer:
Vamos em Imagem/Tamanho da Imagem, e uma janela mostra tamanho da imagem.

'Se ponho 300 em lugar de 72, já mudam as dimensões. Nesse caso estou inventando pixels.  Isso não é interessante."
(Inventar pixels não aumenta o grau de detalhamento da imagem)

"Posso manter a qualidade, fazendo uma compressão disso. Não crio pontos faço modificação da compressão, que significa uma redução física da imagem. Mudança da densidade sem modificar a resolução gráfica. O crop é perfeito.

A ferramenta que nos permite criar pontos, não é inteligente, é só dimensional.
Não tem algoritmos de transformação dentro dela.

Vamos então para a ferramenta crop.

Defino resolução 300ppi, seleciono a imagem toda, mando cortar.

Tudo isso faz-se no Plano de Fundo Camada Cópia.

A imagem foi para 300ppi, fazendo compressão de densidade. Sem criar pixels.

Foram salvas as imagens de 72 ppi e a de 300 ppi, para comparar.

"Esse é o modo recomendado. Sem criar pixels."

Observamos que o arquivo diminui! O de 300 ppi é maior que o de 72ppi.

Primeiro passo no tratamento de imagem é pegar as imagens da pasta projeto, e na seleção, transformar todas para 300 ppi e transformar também para Adobe RGB.

Vamos agora pegar o meu arquivo que é de 300 ppi, sendo ela uma RGB, e transformar para  Adobe RGB.

"Vamos ficar sempre fazendo isso."

Com fazer  a ação em todo lote:

Para transformar em Adobe RGB, ir Editar/Converter para Perfil. Ele abre o Windows.

"Em Espaço de Origem  não tem existe só sRGB."

Americanos trabalham com  Adobe RGB, mas europeus o fazem com sistemas mistos, os japoneses usam seus próprios sistemas.

Há grandes espaços de cores específicas.

Foi escolhido para o Espaço Destino, o Adobe RGB.

Nada aparentemente se modifica, mas ela é agora uma imagem Adobe RGB.

Os algoritmos do Photoshop são perfeitos para trabalhar com Adobe RGB.

"Com a foto em Adobe RGB, o histograma modifica!  A densidade é maior."

"Agora, vamos salvar!"

Foi acrescentado  ao  nome original do arquivo, a indicação que o identifique pela operação que nele foi feita.

Comprando os arquivos, vemos que são iguais.

Também podemos voltar de uma Adobe RGB de 300 ppi para  para RGB com 72 ppi.

"O passo seguinte, fazer em lote."

Primeiramente, em Imagem/Tamanho Imagem, conferimos tratar-se de uma com a precisão 300 ppi.

Vamos  em crop botamos 72 lá em cima, selecionamos toda a imagem.
Botão direito do mouse sobre a figura, e "Corta".

Depois transformamos de Adobe RGB para RGB.

"Como antes."

"Sempre sem diferença nenhuma."

"É um processamento limpo, o que se faz com Adobe RGB e 300 ppi."

"Quem tem adobe na câmera, deve usar. A foto já sai com o máximo."

Fim da Primeira Parte da Aula.

Continuando...

Na próxima aula vamos trabalhar isso n o "Fluxo de Trabalho".

Para reiniciar, escolheu uma imagem, e verificou no Metadados que ela era de  300 ppi mas RGB.
Transformou-a pra Adobe RGB.

Atuou à direita lá em cima, onde é possível aumentar o tamanho das figuras camadas, para redimensioná-las para maior.

Ao salvar o arquivo, JJ alertou outra vez para que a qualidade 10, na janela de "Pop Up" que abre quando vamos salvar um arquivo, é a mínima da máxima qualidade.

"O protocolo JPEG não salva camadas."

"PSD só faz camadas."

"TIFF faz camadas e não camadas."

Há vantagem de salvar camadas. Quando depois voltamos, abrimos e está tudo lá.

Foi salvo um arquivo de imagem, como PSD com camadas.

Como fazer:


Vamos em Arquivo/Salvar Como... e em salvar como Photoshop tem a opção PSD.


O Bridge é transparente com relação a arquivos, se Jorge ou PSD.

O Windows para abrir PSD, precisa de um "Plug IN".

Com dois cliques na imagem PSD, ela abre as camadas.

Esse é o protocolo PSD.

Mas tenho isso tamvpbém no "TIFF".

Como funciona no TIFF:

Para salvar como TIFF, vamos outra vez em Arquivo?Salvar Como ... e escolhemos TIFF.

O TIFF também abre com o Windows.

Propostas mais profissionais, inserem o TIFF.

As vezes na própria camera tem possibilidade para RAW e TIFF.

Se trabalho com RAW preocupado com quualidade, no passo seguinte trabalho com TIFF ou PSD.

A Impressão não pode ser em TIFF.

O RAW você já processa e sai JPEG.

O TIFF permite compressão ou não compressão. O arquivo fica do tamanho do PSD.

O recomendado é a compressão inteligente "LZW".

Há preservação de qualidade. O arquivo não diminue muito, embora possa até diminuir.

Clicar salvar como pirâmide.
Isso levará em conta a existência de diferentes versões de Photoshop e fará o aequivo abrir em todos Photoshops.

Na hora que salva em TIFF abre o windows.

Se (do mesmo jeito que para o PSD) abrir o TIFF, vão estar lá as camadas.

Em salvar como, TIFF posso em salvar opções, salvar com  ou sem camadas.

Em seguida, JJ comparou TIFF com camada, com TIFF salvo sem sem camada e com PSD, para mostrar que são iguais.

Cria-se a camada "Master" ( a imagem original permanece sempre preservada), e a Master, é a que salvamos como PSD ou TIFF para salvar com camadas. Vamos então trabalhar a partir dela, da Master, para ter preservadas as camadas.
Esse vai ser o nosso fluxo de trabalho a partir de amanhã.

A grande vantagem de trabalhar com camadas é que vai estar tudo disponível.

Posso trabalhar em uma camada, depois salvar por cima de uma anterior já salva, ou preservando a anterior.

Minha Master é sempre com camada.
Se o cliente pede uma foto P&B, vamos lá na Master, e lá temos a foto!

E para concluir, o anunciado "Bônus".

Foi dito para escolher duas fotos de pessoas.
Foi ensinado como usando Filtro/Dissolver, podemos fazer caricaturas, (recursos enrugar, inchar etc...). Para aí trabalhar, há uma grande variedade de pincéis disponíveis.

Com o clone tapamos buracos que possam surgir em consequência da utilização de alguns desses recursos.

Essa é também uma ferramenta para tirar barriga, corrigir algum detalhe do corpo, fazer criatura...

Fim da Aula de Hoje.

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