quinta-feira, 8 de março de 2012

ME - Aula 16 (Análise da Fotos da Aula Prática Anterior e Introdução a Cores)






Avaliação dos resultados da Aula Prática de ontem.

"Vamos construir bem a imagem no momento da composição."

"Deixar espaço à frente daquilo que na foto tem intenção de movimento."

Sobre emoldurar  a foto: "às vezes isso compõe bem a foto. Mas não deve ter na moldura, algo sem intencionalidade. Como aquele galho que não se sustenta, que não se sabe de onde saiu."

"Interessante manter o giro (girar a câmera para a foto sempre no mesmo sentido, pois isso facilita na hora de manipular as fotos no computador. Com um único comando giramos todas as fotos.

"Ao fotografar pessoas, cuidado com as mãos. Esse é um erro do ato fotográfico. Quando conhecemos a pessoa fotografada, sabemos que ela não tem artrose! Quem não conhece pode ficar pensando que tem. Se os dedos estão presentes, tem que aparecer os cinco! A não observação prévia pode fazer perder uma foto de moda. Não passa na editoria. E não tem como concertar no Photoshop. Esses comentários são para abrir um pouco a questão do nosso olhar fotográfico." 

"O fotógrafo precisa analisar com cuidado os aspectos que precisam ser considerados antes de fazer a foto. Com isso termina clicando menos."

Disse JJ:  "Às vezes saio para fotografar e posso voltar sem fazer nenhuma. Acontece quando depois de avaliar, percebo que não dali não resultaria uma boa foto.

"Tecnicamente, é melhor girar com o botão de disparo para cima. Mas como há pessoas que sentem dificuldade e preferem o contrário, podem assim fazer. Recomenda-se então que faça assim, sempre. Em um evento, com mais de 1500 fotos, o gerenciamento ficaria  dificultado pela existência de umas fotos viradas para um lado, e outras para o outro."

Comentando uma foto (Tercio e Isabela) sentados de costas um para o outro, tendo ao fundo a paisagem desfocada: "para uma maior consistência da foto, deveria ter aparecido o lugar onde estavam sentados, e até as pernas também. Tudo isso faz parte do ato fotográfico."

"Ao fotografar modelos, a modelo não fala."

"Ou você corta assumindo o corte, ou não corta!"
Não se deve cortar os membros, para não parecer que estão amputados.

Fim da primeira parte.

"A partir de agora e na próxima aula, consideraremos  a questão da cor."

"Considerações a partir das quais possamos controlar a cor."

"Posso independente do ISO, e de qual a velocidade, ou se a foto é borrada, ou congelada... usar a cor real ou modificada. O procedimento de cor é o mais crítico na fotografia. Envolve a questão da impressão."

"Quando se trabalha a fotografia, a preocupação deve ser constante. É preciso ajustar o monitor. Devemos ajustar nossas câmeras para o Adobe sRGB para ter uma densidade cromática maior, que a sRGB.

"Para uma impressão de qualidade, recomendo três lugares: a Digitalcópia , Varela, e um terceiro cujo nome agora não recordo, o qual fica à Rua do Riachuelo, próximo da Av. conde da Boa Vista.


Em Alcyr Lacerda podemos além de tudo, acompanhar o trabalho.

Do slide  "How a digital câmera works", foram feitas  considerações sobre a composição da luz branca.
O exercício da expansão da faixa de percepção permite vermos o que é normalmente imperceptível.

 "Na fotografia, é importante perceber a cor da luz. A luz não é uma propriedade. Ela é nossa percepção."

Maxwell através de experimento provou que a Teoria de Newton estava certa.

Considerações sobre RGB e CMY:

"O duplo trigrama no campo transcendental, está relacionado com os sistemas de cores aditivo e subtrativo. Tudo que um fotógrafo precisa considerar sobre cores está ali.
Cianato, magenta e amarelo - do sistema subtrativo associado ao triângulo que no trigrama aponta para baixo, representando na síntese humana o material, e o vermelho, verde e azul - do sistema aditivo associado ao outro triângulo, que no trigrama representa o espiritual."

CMY.
CMYK (Nas gráficas o K é referência ao preto). K em menção ao K do "Black".

Isabela comentou que o preto no computador, quando misturamos CMY é diferente daquele (que resulta mais escuro) de quando acrescentamos o preto.

Isabela ofereceu-se para trazer o seu notebook onde um programa mostra o resultado de diferentes combinações das cores básicas.

R+G+B=Branco (Com cada uma dessas três cores com 100%.)
.
"Foram feitas breves considerações de como funciona um sistema digital no tocante a captação e representação da luz."

A questão da associação das cores com às temperaturas:

"A luz aquece  quando reflete.
A luz do vermelho é quente.
Do azul é frio.
Sentimos isso sensorialmente.
A luz do sol é fria!"

"A cor não é propriedade dos objetos.
Uma cor externa pode mudar a cor que vemos em um objeto.
Como no caso de alguém que influenciado pela luz da loja, comprou um terno azul escuro, em lugar do pretendido preto."

"Iluminações monocromáticas, isto é, de uma única freqüência, são utilizadas no teatro e em shows.
Pode ser LED ou não! porém monocromática."

"Curvas de proporção estão sempre presentes no mundo fotográfico."

"Na próxima aula, o assunto será "As temperaturas de cor."

"É recomendável que possam todos ler antes sobre o assunto no livro texto."

Fim da Aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.