segunda-feira, 19 de março de 2012

ME - Aula 21 (Composição).


  • Dia 21 Quarta Feira, Quarta Prática - Composição.

    Principais Opções:

    Brennand?
    Zoo Botânico?
    Zoo Dois Irmãos?
    Casa da Cultura?

    A escolha recaiu na Casa da Cultura, que abre às 9 h.

    Assunto de hoje: Composição.

    A forma da foto, se quadrada ou retangular, muda o modo de compor a foto.

    Regra dos terços.

    Mesmo não conhecendo a regra dos terços, alguém há de descobrir que as fotos das quais mais gosta, atendem à regra dos terços.

    A regra dos terços consiste em dividir o retângulo em terços, e assim criar pontos de menor ou maior importância, pontos de maior hierarquia.

    Máquinas onde se disponibiliza quadrantes e não terços, não foram direcionadas para o nosso mercado. A cânon trás uma grade em terços.

    A linha dos terços formam os quatro pontos de maior importância.

    "Fuja do centro".

    Os pontos de maior importância quebram o paradigma do centro.

    O centro existe, mas desequilibra o perceber das coisas o que pode torná-lo desinteressante.

    Como hierarquia de importância vamos do ponto 1 ao 4. Há de um para 4 uma hierarquia "pontual". Por uma questão de condicionamento, a partir de como nos acostumamos a ler. Em países orientais ou asiáticos, isso muda.

    A parte mais cara em um jornal é à esquerda e acima.
    A menos cara, à direita e abaixo.

    É uma questão de leitura levar em conta as relações de tempo e de espaço.

    Somos levados pela natureza, que é assimétrica, a achá-la interessante.

    Desequilíbrio simétrico e assimétrico:
    Só há uma forma para me fazer andar, que é o comando de desequilíbrio.
    Ao se desequilibrar nos reequilibramos.
    Só existe movimento com o desequilíbrio.
    A ordem cósmica se mantém a partir de um desequilíbrio dinâmico.

    O 3x4 é desinteressante porque está no equilíbrio estático.

    Sair do centro leva às duas formas de equilíbrio: o equilíbrio estático e dinâmico.

    Equilíbrio Dinâmico: Composição Assimétrica.
    Equilíbrio  Estático: Composição Simétrica.

    Usados dependendo da intenção.

    Foi dado o exemplo de duas crianças iguais na gangorra.
    Sendo desiguais, em peso, há como equilibrá-los dispondo-os a distâncias desiguais do centro. O mais pesado mais próximo do centro. Este é o equilíbrio dinâmico. O primeiro, o equilíbrio  estático.

    Foto de uma única pessoa, evitamos o espaço vazio, usando fotografar na vertical.
    Fazendo horizontal, você tem de encontrar como justificar o espaço maior.

    Tudo ou tem movimento, ou  intenção de movimento.
    Daí a necessidade de considerarmos a idéia de espaço direcional.

    Diz respeito a decisão de onde colocar alguém no ponto 1 ou 2, dependendo de para onde está se movendo, ou para onde é a sua intenção de movimento. Necessário deixar espaço à frente.

    O pássaro voa subindo? Devo dar espaço para cima.

    Os grandes foto jornalistas, aliam a visão fatual, com o seu desempenho na utilização da técnica.

    Sobre a "Linha de Horizonte".

    Para uma composição dinâmica, a linha do horizonte sai do meio. Não deve ser colocada no meio do quadro.

    Linha do horizonte, a rigor, em fotografia, é qualquer linha cortando de um lado ao outro o quadro. Pode ser um rio, uma estrada...

    De acordo com a importância do céu ou mar, usamos colocá-la a 1/3 ou 2/3.

    Quero criar uma composição assimétrica, dinâmica. Sendo o assunto uma pessoa no barquinho, no mar, vamos nos preocupar com a posição do barco, e do horizonte. Colocar o horizonte mais abaixo, dará mais relevância as pessoas.

    Fim da primeira parte.

    Qualquer linha, não só a linha do horizonte, mas um rio, uma estrada, tenho que me preocupar com ela.

    Como saber que a foto é de um nascer ou por do sol, sem ter uma referência?
    Disse alguém:
    - Pela hora, que está nos Metadados.

    Na realidade, é botando o horizonte mais 2/3 em cima no nascer do sol, e 2/3 em baixo, no por do sol.

    Mas tecnicamente, a linha do horizonte abaixo em qualquer dos dois casos, resulta em um efeito melhor.

    O que torna o por do sol mais bonito?
    As nuvens! Por não serem perfeitas, elas tornam o por do sol tão bonito.

    Uma pessoa e o horizonte por trás. Se o seu ponto de vista baixa, o horizonte baixa!

    Outro ponto de compreensão importante:
    Linhas retas, paralelas e diagonais.

    As diagonais são sempre dinâmicas, porque desequilibradas.
    Na hora que tiro uma pessoa do centro, crio uma diagonal.

    Se tenho uma diagonal e há um ponto de fim, percorre-se a diagonal, e páro no objeto de interêsse.

    As diagonais da esquerda para a direita são ainda mais relevantes, porque é da esquerda para a direita que lemos.

    Criando diagonais, estamos direcionado para o ponto de interesse que queremos mostrar.

    Por exemplo, em uma vaquejada, usar a arquibancada para fazer convergir na entrada do boi.

    O enquadramento é tudo isso que estamos falando, isto é, a distribuição dos elementos dentro do quadro.

    Sobre o espaço acima de uma pessoa, os olhos, eles devem ficar na linha horizontal dos pontos 1 e 2. O que sobrar para cima, sobrou! Que não vai ser quase nada.

    Os olhos devem por exemplo, ficar no ponto 1. A linha vertical passando próximo aos olhos, o "xizinho" bem próximo aos olhos.

    Se não pode cortar a cabeça, que apareça mais corpo.

    Duas pessoas, em mesmas condições, uma terá mais importância que a outra, no caso, a que está a esquerda.

    "A Globo apoiou Collor na sua eleição presidencial, e deu uma ordem a todas as suas empresas...

    A Globo determinou Collor à esquerda, e com posição de câmera abaixo da sua linhada olhos, para dar a ele importância (imponência).
    Lula à direita, e a câmera na linha dos olhos, ou acima, para diminuir a sua importância, e diminui-lo na foto.
    Observe que até nos debates, Collor ficava à esquerda.
    Isso é para ilustrar a importância da composição na manipulação."

    Três regras para quebrar a regra: Cor, Luz e Movimento.

    Cor:
    Se coloco em B uma cor quente, e A não tem essa cor, quebramos a regra!
    Algumas das cores consideradas quentes, Y, R e Magenta.

    "Jarbas Vasconcelos usa gravata vermelha, ainda que o restante da roupa tenha uma cor neutra. Isso faz parte de uma estratégia de marketing. Tem por objetivo, se destacar, chamar para si a atenção."

    Não é atoa que partidos políticos, como o PT e movimentos sociais tais como o Movimento dos sem terra, escolhem para cor das suas bandeiras, a cor vermelha. Quanto mais quente a cor, mais ela chama atenção.

    No caso do vermelho isso tem haver até com o nosso próprio processo de evolução. Vermelho a cor do sangue, a cor que sempre despertou para o perigo. A cor que nos atrai mais a atenção.

    Luz:
    O mais iluminado é o mais visto.

    Movimento:
    Presta-se mais atenção ao objeto que move ou esboça o movimento.
    Nossa necessidade de preservação através de um processo evolutivo, nos tornou instintivamente ativo aos movimentos.

    Portanto: Cor, Luz e Movimento, quebram as regras acima de destaque de um elemento pela sua posição.

    Filmes preto e branco, bandidos roupas cinza ou preta. Mocinhos, cor branca. Que representa a pureza.

    Zorro mexicano roupa preta, porque no conceito da época ele era perseguido pela polícia.
    Zorro americano tinha um cavalo branco. Ele tinha a polícia ao seu lado.

    Em seguida foram analisadas algumas fotos, chamando atenção para os aspectos relativos a composição.

    O próprio criador do Photoshop afirma que abrimos o Photoshop e vemos lá seus múltiplos recursos. Cada um sabe uma parte daquele todo.

    Os próprios criadores, não conseguem alcançar os seus limites de possibilidades.

    Retoques em Photoshop, se não tem nada a fazer, leva 15 minutos.
    Se tem, pode passar de meia hora. É o caso das fotos de eventos.

    Ninguém sabe o Photoshop, pois está sempre aprendendo. 

    Para finalizar, foram mostradas algumas fotos, e comentado nelas alguns erros de composição.

    Algumas dessas fotos foram trabalhadas no Photoshop para que pudessem atender a alguns princípios básicos de composição, e comparadas com as originais.

    Fim da Aula.


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