quinta-feira, 22 de março de 2012

ME - Aula 24.



A primeira metade da aula de hoje, foi dedicada à análise das fotos da prática de ontem, na Casa da Cultura. Com isso foi concluído o Módulo Específico, e na segunda parte da aula, iniciado o Módulo sobre o Gerenciamento de Fotos.

A partir de ponderações autocríticas dos próprios autores das fotos de ontem, JJ comentou ver de forma positiva o surgimento dessa nova capacidade de ver as fotos, às quais em um próximo passo, deveriam evoluir para serem feitas antes dos cliques.

Foi chamado a atenção para os cortes em fotos que poderiam ser feitos no Photoshop, para adequá-las às regras de composição.

Foi comentado que há um fotógrafo conhecido de JJ, que usa um ponto a menos na sua fotometria! Um estilo pessoal.
Se há intencionalidade, na obtenção de resultados fora do habitual, tudo bem! Pode ser uma característica do fotógrafo.

Um outro aspecto muito resaltado, foi no tocante à importância de evitar elementos de distração na foto! Alguns podem ser retirados da cena, como é o caso daquele pano vermelho no canto da foto, o qual seria se não estivesse ali, ou o poste que inadvertidamente, parece sair da cabeça de alguém.

Foi dito para ter cuidado com o que possa aparecer por trás da cabeça das pessoas.

Alguns desses elementos de distração podem ser com maior ou menor dificuldade, eliminados com a utilização do Photoshop. No entanto, melhor é que a foto possa ser feita de modo a não termos a necessidade de fazer correções que poderiam ter sido evitadas

Foi aletrado para que o LCD das câmeras não dão uma muito boa ideia de como ficou a foto, e que o LCD deve ser ajustado para a luminosidade do ambiente. Mudou a luminosidade, reajusta-se a luminosidade do LCD.

O Digital Lighting ajustado para um valor alto, diminue o contraste entre o modelo e a parede branca por trás dele.
Também pode-se fazer a leitura na pessoa (talvez usar um flash) ou ainda mudá-la de posição.
O D-Lighting deve ser usado para trabalharmos os contrastes.

Uma outra observação importante, é dar espaços na direção do movimento ou da intenção do movimento.

Também foi dito para ficar atento ao excesso de espaço, geralmente na parte de cima da foto, apesar de que eles podem ser corrigidos no Photoshop. O melhor contudo é evitar.

As vezes o branco de uma camisa de alguém em uma foto, pode requerer fechar um pouco o diafragma para evitar que o branco fique muito claro, e o restante da foto escurecida.

Também foi observado que deve-se levar em conta o rosto do modelo. Sendo o rosto redondo e o queixo fino, a foto um pouco de lado, ficaria melhor!

As câmeras Full Frame dão 100% no visor, mas as semi-profissionais, em torno de 90%.
Enchemos o espaço, e ainda tem um pouco. 
(Essa uma observação que achei interessante.)

O ponto 3 das interseções das paralelas da regra dos terços, é um lugar interessante para o objeto no assunto da foto, com intenção de movimento para frente e para cima.
Lembrar disso.

Por outro lado, um ponto de distração embora pequeno, pode crescer em importância se localizado em um dos quatro pontos de interseção da regra dos terços.

Entre as fotos de João Manoel, algumas de um exposição de câmeras antigas, onde apareceu uma câmera Flexaret.
Flexaret - foi a primeira câmera profissional de João José.
Uma genérica da Rolleiflex.

Fim da Parte 1, Final do Excelente  Módulo Específico, e também chegamos aqui à metade do nosso Curso.

Inicio de novo Módulo.

O Módulo sobre Gerenciamento de Fotos.

Neste Módulo, dedicado a Edição, será utilizado o Photoshop e o Bridge, o qual faz parte do Photoshop.

Inicialmente será dado ênfase a ações administrativas, tais como abertura de pastas, e demais procedimentos de natureza organizacional, usando esses programas.

O Photoshop não é especifico para Fotografia. Específico para a fotografia é o lightroom, criado exclusivamente para trabalhar com fotografia.

Foi indicado o livro em dois volumes, Photoshop para Fotógrafos.
O volume I está esgotado, podendo ser encontrado em sebos.

Dois dos maiores nomes entre conhecedores do Photoshop no Brasil, são Clício Barroso e Alexandre (         ). Ficarei devendo o sobrenome, mas será fácil descobrir, pois está no Facebook de João José.

Fabiano, que dá suporte aos assuntos de informática do SENAC, está providenciando a preparação dos computadores da sala na qual teremos as dez aulas deste novo Módulo.

Todos terão acesso às fotografias dos demais, podendo até copiá-las.

Vamos usar o disco E, porque ele está fora do sistema de reinicialização.
O uso de outro HD estaria sujeito a perda dos arquivos, em decorrência de eventuais reinicializações do sistema.

Cada um deve criar uma pasta, para que  nela sejam colocados os exercícios.
A avaliação deste módulo será feita a partir dos exercícios feitos, e encontrados nas referidas 
pastas.

Inicialmente foi apresentado o Bridge: Sua área de trabalho, como usar a sub-pasta imagem, visualização dos Metadados, como acrescentar informações aos Metadados, como fazer a localização de fotos, como girar as fotos, como aumentar o tamanho das imagens (sendo recomendado por razões práticas aprender a usar os atalhos), como fazer um copião e como renomear em lote.

As informações acima foram dadas em um contexto de apresentação do Photoshop para quem ainda não o conhecia, mas que o ensinamento do seu uso será objeto das próximas aulas, e inicialmente será dado ênfase aos aspecto organizacionais.

Foi mostrado como do Bridge podemos abrir o Photoshop, dando dois cliques sobre uma foto.

JJ mandará imprimir uma apostila do SENAC, do curso de Photoshop, para nela termos a descrição em detalhe das barras de ferramentas.

Entre as  coisas que serão ensinadas para fazer nas fotos usando o Photoshop, está o "crop".

Hoje estão sendo dadas informações gerais.

Uma das ferramentas que será muito  usada será a que permite "Ajustes".

Foi mostrado como em "Saturação", podemos tirar toda a cor.

Também foi apresentada a galeria de "Filtros", que embora às vezes pouco usada,  possibilita uma boa "brincadeira".

Também foi mostrado o "Arquivo" no Menu, que dentro do nosso fluxo de trabalho, possui muitos dos recursos que iremos usar.

Foi ainda também mostrado:
Como trabalhar com camadas.
Foi dito não haver limite para o número de camadas a usar.

Para trabalhar imagens é importante ter um bom processador.
Os requisitos são próximos do necessário para jogos.

E por aqui a aula foi encerrada, tendo JJ mostrado então em linhas gerais, em que consiste o Photoshop, e como trabalharemos ao longo deste módulo. Foi ressaltado a importância da assiduidade, considerando que alguns exercícios poderão ter continuidade de uma aula para a seguinte. Nesses casos, a não realização de um exercício, implicaria em não ser possível fazer o seguinte.

Fim da Aula.

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