quarta-feira, 28 de março de 2012

MGF - Aula 28.


Revisão 28/03/2012.

Hoje, inicialmente será feita uma revisão dos assuntos da aula anterior:

1 - Camadas ...
"Efeito "Blur" (Desfoque)
"Efeito Movimento"
"Colorizar"

Quanto aos assuntos do dia:

1 - Ferramentas:
           "Níveis"
        -ajuste dos níveis de preto e branco
        - latitude dinâmica
         -Equilíbrio do cinzas.  ("Para através da sua utilização obtermos degradês mais tranquilos")

           "Curvas"

2- Máscara de Camada.
           Efeito "Blur" (Desfoque)
           Movimento

3- função "Cortar".  
    (Esse item 3, embora programado para hoje, poderá se não der tempo, ficar para amanhã)

             Corte

Começando a revisão:

Como sempre se deve fazer de um dia para o outro antes de iniciar uma nova seção nos computadores do Senac, refizemos a configuração do Photoshop. Depois de re-configurarmos, salvamos cada um no seu espaço de trabalho.

Como re-configurar:

Vamos em Editar/ Preferências/ Geral. Na tela que se abre e como visto em aula anterior, há basicamente dois campos a pré-configurar, já que como observado por JJ, tudo o mais já encontra-se preenchido a contento.

São os campos "Interpolação de Imagens" onde escolhe-se "Bicúbica (melhor para degradês suaves)" e  após clicar em "Desempenho", quarto item à esquerda, e acima, na janela "Preferencias", usamos definir o intervalo ideal indicado pelo programa, no campo "Deixar o Photoshop Usar:"

Por exemplo: Intervalo Ideal: 902-1181MB.
Preencher "Deixar o Photoshop Usar: 1181.
Clicar em OK.

Configuramos em Metadados escolhendo cm (centímetros) para termos as medidas não só em polegadas, como também em centímetros.

No botão "Janela", marcamos "caracteres" e "cor".

Em seguida devemos abrir uma foto no Photoshop, o que se faz clicando duas vezes sobre a foto desejada no Bridge.

Observamos se está tudo OK, e já podemos salvar com o nosso nome ou as iniciais, "Na área de Trabalho".

Na barra de aplicativos do Photoshop, acima, à direita de "Pintura", clicamos nas duas  setas horizontais juntas, e abre-se uma janela onde devemos antes de salvar as pré-configurações na nossa área de trabalho, marcar "Fotografia".

Finalmente, clicamos em "Nova Área de Trabalho", e na janela que abre, damos nome à área de trabalho. Em seguida clicamos em "Salvar".

O nome da área de trabalho aparecerá na barra de aplicativos, à esquerda de "Essenciais".

Foi dito ainda por JJ, para verificar a Configuração de cores...

Perfil fotografia

Definir o tamanho da foto. Perfil.

Também foi dito que há opções em painel camadas para aumento do tamanho das palhetas.

"Prosseguindo, hoje vamos trabalhar com curvas."

"E o que fizermos vamos salvar na nossa área de trabalho."

Foram então escolhidas algumas imagens na "Pasta Seleção Projeto".

Foram escolhidas umas duas imagens para desfocar.

Uma das imagens, a que tinha uma espécie de poste em concreto, tinha um fundo já desfocado, e seria usada para desfocá-lo ainda mais.

Também será feito em uma foto onde há uma mulher andando em um parque, na foto ela está congelada, que apareça um efeito Panning. Só que aqui, vai aparecer tudo borrado, inclusive o que está fixo, e apenas um efeito de movimento da mulher, trabalhando-se as mãos e os pés.

Também será mostrado como fazer pequenas correções.

"Também será acrescentado um pouco sobre o clone, hoje."

Para come;ar, a sequencia foi a seguinte:

Expôs uma foto, e fez uma primeira duplicação de camada.

Em seguida, uma segunda duplicação de camada.

A primeira nomeou "Desfoque".

A segunda nomeou "Normal".

Selecionou a de baixo, ("Desfoque") e nela usou Filtro/Filtro Desfoque Gaussiano)

Desfocou a imagem em baixo.

E agora, trabalhou na duplicada normal, com borracha.

Dureza 70% e tamanho ajustado para 480 (Tamanho da borracha).

Com Alt pressionado e atuando no "Scroll" do mouse, a imagem  aumenta e diminue.

Apagou o que quis, na camada "Normal".

"Trabalhar com os quadradinhos  da mais controle para apagar."com os quadradinhos...

"Processo de paciência."

"Errou apaga."

Enquanto apaga, aumenta a imagem....
Assim vai vendo melhor o detalhe.

"Paciência é a palavra."

"Um tablete que custa 600 reais lhe põe um pincél na mão para fazer isso com maior facilidade."

Para partes estreitas, diminuímos o pincél.

Foi feita a imagem.
E dado um acréscimo de informação:
"Deixar olhinhos das camadas a mesclar
Camada, e Mesclar camadas visíveis."

Sobre a "Normal" depois de mesclarem, "Normal" selecionada, e podemos alterar a opacidade!
Com a "Normal" acima, na de fundo, mudo o fundo desfocado, de zero a 100%!
Trabalho com isso um monte de possibilidades artísticas.

Sobre "Colorizar", que vamos ver como é em seguida, é diferente de fazer usando Imagem/Ajustes/(Matiz/Saturação...). Por este caminho, a cor fica fixa, não permite flexibilidade.

Foi então mostrada uma colorização da foto pelo caminho (já conhecido) acima.

Escolheu uma foto, criou uma camada que foi nomeada de "Vermelho"

Para colorização, criou uma camada, nomeiou vermelha, trabalhou clicando na janela que abre depois de clicarmos Imagem/Ajuste/(Matiz/Saturação), variando o cursor de cor desde colorização zero, e daí aumentando do jeito pretendido.

"PSD significa arquivo de camada do Photoshop."

Relembrado que devemos salvar o arquivo como jpeg. Arquivo/Salvar como...
Salva como Jpeg, e volta mostrar as camadas.

e agora, voltando à foto da moça andando no parque, para acrescentar Panning

Duplicou camadas duas vezes, ficaram três camadas: Normal, Movimento e Fundo,
Trabalhou na camada Movimento, usando o Filtro/Desfoque Movimento.

"Em cima imagem solida, em baixo movimento."

Nas pernas deixar um efeito.

Ctrl alt Z uma até quatro vezes e vai apagando...

Selecionar a camada onde vai trabalhar!

Foi feito um ajuste em 30% para um borrado mais sob controle, o qual significa uma transferência menor de movimento. Não saberia dizer onde JJ fez esse ajuste!

Opacidade 30%.

Mãozinha borradinha. Mãos assim caracterizam o movimento."

"Quase não sobra nada da normal."

"Por enquanto, revisão! Quase nenhum novidade."

Fim da primeira parte.

Ao recomeçar a segunda parte da aula, agora sim, assunto de hoje.

Escolheu uma imagem P&B.

Abriu a ferramenta: Imagem/Ajustes/ Níveis.

No histograma pretos a esquerda e brancos à direita.

Tem um histograma dentro dela.
Ele diz tudo. Você tem preto.

Entender a ferramenta.
As Setas dão a condição de variarmos os níveis de preto e branco.

É aqui que vamos definir pretos e brancos.

Clicar na ponta do preto e simultaneamente na tecla Alt.

O Histograma diz: o branco começa aqui.

Podemos alterar ou não a posição de branco ou preto.

Aí  funciona o "Color Check", para performance de qualidade máxima.

O "Color Check" é a referencia de cor real.

Na rotina profissional, fasta-se a seta do preto até aparecer o primeiro pretinho.
Fixa-se (se quiser... O preto vai ficar mais preto.)

Clicando com o segundo pincel fora da foto, no cinza, no equilíbrio, verificamos que tudo está criticamente correto.

Como quero coloração normal, sem usar Color Check, uso a segunda pipeta na área trabalho.

Em seguida foi escolhida a imagem de um peixe, o preto não é tecnicamente preto.
Abriu a ferramenta de trabalho, Criou uma camada "nível".
Foi mostrado que a foto (embora pareça) não tem preto.
"Puxo a seta par a direita, escolho a meu critério onde depois de aparecer o preto, soltar."

"Com a Pipeta do meio, clicando na área de trabalho, estou dizendo aqui é cinza. Se for mesmo, nada acontece."
"Clique dentro da figura para ver..."
"As cores se modificam."

"Depois veremos no Histograma, que agora tem preto."

"Fazemos isso, primeiro, antes de aplicar brilho etc..."
"Já fazemos o ajuste de brilho e tudo mais sobre uma latitude ampliada."

Salvou a imagem original e a consolidada, na pasta "Testes".
Formato Jpeg.

E agora, a segunda ferramenta:

"Conseguimos mais contraste e vivo na imagem consolidada."
"O Photoshop pode sempre melhorar..."

"Equilíbrio cromático, significa cores corretas."

expôs nova foto duplicou camada nome curvas,
.
Abriu a ferramenta curvas: Imagem/Ajustes/Curvas
Gráfico entrada e saída. Curva de 45 graus, significa gama 1.
Nenhuma alteração de valor, com a curva de gama 1.

Se puxar a curva para cima ou para baixo, muda as cores na figura.

Origem preto fim branco.

Clico sobre a reta, ou curva, e tenho um ponto sobre ela.

Puxo para um lado e torno azul, para o outro lado, o oposto, amarelo.

Nessa ferramenta o tom de pele normal que é magenta vermelho.

O oposto do vermelho é o Cian.

Escolho canal vermelho, ou verde etc....

Posso somar ferramentas.

E aqui temos novo conceito de curvas.

Mais em pé a curva, maior o contraste.

O cinza médio encontra a curva e a saída e mais escura, o preto mais preto o branco mais branco.

Essas duas ferramentas são muito poderosas  fazem parte do fluxo de traralho.

Em seguida trabalhando com vários pontos na curva, deformou-a a vontade, criando várias mudanças de cores na imagem.

Depois uso o vermelho, etc...

O peixe ficou bonito!

Nome do arquivo finalmente salvo: lasanha 015.jpeg.

Em seguida trabalhou uma foto de Rita.

Trabalhou níveis para tornar o preto e o branco reais na foto.

Voltou a ressaltar o Color Check para trabalhos nos quais se deseja rigor na fidelidade das cores.

Um pouco de vermelho na pele, e em Imagem/ Ajuste/ (Matiz/Saturação), tirar o excesso de cor.

Sempre mostrando no final as duas fotos para comprar...

Usando o canal RGB, deformando a curva em vários pontos, foram feitas demonstrações.

Em seguida foi dito que pode-se usando filtros, fazer "afrescos", "aquarelas"...

"Estou só dando informações para vocês poderem brincar."

Rendem muitas horas de brincadeira.

"O meu bônus para brincar..."

Em seguida foi dito para fazermos umas duas imagens com curvas e níveis.

E para concluir, falou sobre máscaras de camada.

Pegou algumas imagens, e usou uma delas para desfocar ainda mais o fundo. Usou  o desfoque gaussiano,mas sem borracha. Usou o pincél . Não corrijo com Ctrl z. corrijo com o pincel.

O começo é como antes.

Adicionou lá em baixo máscara dentro da primeira camada, a mascara tecnicamente, está entre a camada ao lado dela, e a de baixo. O branco na máscara, mostra a de (camada) de cima. O preto na máscara mostra a (camada) de baixo.

Se eu pintar de preto, na máscara, onde pintei, na camada de cima, será visto o equivalente na camada de baixo.

Na minha paleta de cores de preto, escolho um pincel, defino um tamanho.

Na paleta de cor que aparece depois de criar a máscara, pinto a máscara  de preto.

Se eu errar, Pinto de branco, ele mostra o de cima, e assim corrige.

Foi pintado tudo de preto exceto uma estaca de cimento.
O único objeto na imagem da camada de cima, que quero que permaneça como na foto original.

Ao concluir a demonstração acima, e depois de salvar os arquivos, retornou à imagem anterior, de Rita.

Criou uma camada, e tirou o reflexo da vela no queixo.
(Mas não ficou claro para mim de modo a que eu pudesse aqui explicar, como isso foi feito.)

Trabalhou no fundo copia.

Fez um efeito Filtro, com desfoque radial Zoom, colocando o ponto central no rosto.

Não ficou bom! Voltou para o Radial.

Trabalhou com camadas Fundo, Fundo cópia e Fundo cópia 2.

No Fundo 2 criou máscara, pintou com o pincel exceto o rosto, e OK!

Fim da Aula.

Quem quiser ficar treinando, o monitor estará na sala.

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